Tecnologia contribui para redução de fila para vaga em creche

A cidade de São Paulo alcançou a marca de menor fila de espera para vaga em creche de história. A fila que tinha mais de 170 mil crianças em 2014 caiu para 9.670 em 2019. Algumas modernizações tecnológicas da Prodam ajudaram para isso.

Em 2019, a Secretaria Municipal de Educação (SME) mudou algumas regras para obtenção de vaga. Uma delas foi à possibilidade do cadastramento de um segundo endereço da criança no sistema desenvolvido pela Prodam, o Escola On-line (EOL). A empresa executou uma atualização para atender a demanda.

“Isso duplica as chances de conseguir uma vaga. Uma criança do Jardim Ângela, por exemplo, onde não tem vagas disponíveis, pode estudar em Santo Amaro ou na Vila Mariana — se for próximo ao trabalho dos pais ou da casa dos avós”, afirmou o secretário Bruno Caetano.

No EOL, no módulo conhecido como “demanda de educação infantil” é feita a inscrição, a administração da fila, de vagas e, ainda, o encaminhamento para as matrículas nas creches.

Na semana passada, a Prefeitura de São Paulo anunciou os números da Educação Infantil na cidade. A Prefeitura conseguiu reduzir 50,9% a fila por espera entre os anos de 2018 e 2019, atingindo, dessa maneira, a menor fila histórica, com 9.670 crianças aguardando por vaga em creche. No ano passado, estavam registradas 19.670 crianças na fila. Atualmente são 350.460 crianças matriculadas.

INTEGRAÇÃO
Outra novidade, lançada em 2019, é o site Vaga na Creche, que mostra a espera por vaga em cada um dos CEIs da cidade de São Paulo. O site é integrado com o sistema EOL da Prodam.

“Poder consultar as eventuais vagas remanescentes em todo município permitirá às famílias que ainda não conseguiram uma vaga próxima à sua residência avaliar se a localização das vagas livres atende a sua necessidade mais urgente”, explica Bruno Caetano.

O presidente da Prodam, Gelso Lima, destacou o DNA da empresa que tem como foco desenvolver inovações para melhorar a vida das pessoas. “Nós pensamos e desenvolvemos tecnologia para as pessoas. Essas duas aplicações que ajudam na primeira infância são fundamentais e está em nossa missão”, concluiu.