Startups iniciam programa de Residência no Mobilab+

Startups passarão por capacitações e receberão mentoria personalizada Startups passarão por capacitações e receberão mentoria personalizada

Na sexta-feira, dia 1º de novembro, o Mobilab+ - laboratório de inovação pública e aberta da cidade de São Paulo, com gestão compartilhada entre a Prodam e a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia - recebeu os representantes das quatro startups selecionadas para o Programa de Residência de 2019.

O programa de Residência do Mobilab+ terá duração de seis meses, programado entre novembro de 2019 e abril de 2020. As empresas selecionadas poderão utilizar toda a infraestrutura de coworking do Mobilab+, passarão por capacitações e receberão uma mentoria personalizada voltada aos seus objetivos específicos e buscando superar os desafios de cada uma. Os conteúdos e as atividades estão sendo estruturados para catalisar a relevância social dos negócios ao interesse público, além de fortalecer um modelo de negócio consistente.

O lançamento oficial do programa está previsto para o final do mês de novembro, quando uma cerimônia de abertura inaugurará o Programa de Residência Mobilab+ 2019-2020.

As startups residentes são:

Cidades.co - Soluções para a cidade e governança urbana (Urbanismo)
A Cidades.co é uma plataforma para engajar cidadãos e viabilizar transformações de espaços públicos em seus bairros, a qual permite aos munícipes o acesso à ferramentas de comunicação, finanças, trâmites jurídicos e networking. Assim, os moradores conseguem criar e acompanhar um projeto de revitalização de espaços degradados. A solução transforma espaços de convivência, tornando-os mais seguros e democráticos, o que foi comprovado pelos dados mensurados na praça piloto, na qual se identificou um aumento de 42% no número de frequentadores.

Joga - Soluções para a cidade (Esportes)
A plataforma Joga é uma sporttech que trabalha com a democratização do acesso aos espaços esportivos da cidade por meio da intermediação digital entre a oferta e do agendamento do uso de campos de futebol quadras poliesportivas. A ponte entre atletas e os gestores de equipamentos esportivos soluciona a principal dificuldade dos proprietários de espaços voltados ao esporte: o tempo ocioso. Para gerentes de quadra de pequeno e médio porte que não possuem funcionários e geralmente fazem todos os processos operacionais da quadra no dia a dia, é a oportunidade de mostrar seu espaço e oferecer serviços, resulta em um forte potencial para o aumento da visibilidade, do faturamento e de novos negócios.

MITRA (Saúde)
Por meio de uma plataforma e aplicativo que integra ambulâncias aos planos de saúde e aos hospitais, a Mitra - startup do setor de saúde -, busca aumentar a rapidez e disponibilidade de ambulâncias para atendimento emergencial. Com uso de tecnologia digital, geolocalização, smart location e inteligência artificial, trará eficiência, racionalidade e, sobretudo, aumento do acesso a ambulâncias, ao processo de socorro.

TechBalance (Saúde)
Com o objetivo de reduzir o número de internações por quedas e garantir qualidade de vida aos idosos, a TechBalance desenvolveu um sistema que monitora o movimento por meio do celular, numa plataforma que combina triagem de risco de queda e fragilidade do idoso para prever e acompanhar o encaminhamento aos hospitais, clínicas e seguradoras de saúde. Esse sistema, já validado cientificamente, foi patenteado e depositado no PCT (Sistema Internacional de Patentes) e permite reproduzir análises clínicas do movimento da marcha e do equilíbrio, as quais apenas podiam ser realizadas em complexos laboratórios científicos de biomecânica.
 

Veja também

MOBILAB+ lança edital de Programa de Residência