BI inovador para cuidar da primeira infância

BI reúne três grandes bases de dados BI reúne três grandes bases de dados

Tecnologia para cuidar de crianças de 0 a 6 anos, em situação de vulnerabilidade. O BI Primeira Infância, desenvolvido pela Prodam, foi um dos destaques da II Semana da Primeira Infância, que começou nesta quinta-feira (1º).

O BI reúne três grandes bases de dados. Informações da assistência social, educação e saúde foram reunidas e ajudarão a viabilizar políticas integradas de atendimento à criança na primeira infância.

A associação das diferentes plataformas permite uma visão única quanto às necessidades e demandas de cada criança, garantindo respostas ágeis e efetivas por parte da Prefeitura.

Por meio do BI é possível otimizar o processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações. É uma importante ação vinculada ao Plano de Metas 2017/2020 da Cidade de São Paulo, conforme Objetivo Estratégico 14 que visa Reduzir a Vulnerabilidade na Primeira Infância.

O piloto da criação de uma base unificada de dados de identificação destes cidadãos correlaciona indicadores de crianças em situação de vulnerabilidade da região do Jardim Ângela, zona Sul da Capital. São 16.977 crianças no Cadastro Único, 22.885 crianças na base da Educação e 59.506 na base da Saúde.

Por meio do B.I é possível acompanhar se a criança está matriculada e frequenta regularmente a escola, se recebe o benefício Leve Leite, se usa transporte escolar gratuito, se foi vacinada, se possui alguma deficiência, se foi atendida nas unidades de saúde, além de identificar se a família é beneficiária do programa Bolsa Família.

Raio-X dos dados

Por meio do cruzamento e detalhamento dos dados é possível identificar que das crianças que buscaram vagas nas unidades escolares, 96,5% foram matriculadas, 79,5% estão registradas no programa Leve Leite, 81,2% das crianças estão mapeadas no sistema da Saúde, ou seja, passaram por algum tipo de atendimento.