Plataforma de zeladoria é referência em feira sobre cidades inteligentes

Secretário Alexandre Modonezi (o quarto, da esq. para a dir.), fala sobre o SGZ, na Smart City Business Brazil Secretário Alexandre Modonezi (o quarto, da esq. para a dir.), fala sobre o SGZ, na Smart City Business Brazil

Em sua fala na Smart City Business Brazil, o secretário das Subprefeituras da capital Alexandre Modonezi, destacou a plataforma Sistema de Gestão de Zeladoria (SGZ), que monitora todas as ações do setor, entre elas poda de árvores, tapa-buraco e limpeza de córregos, como case de sucesso de cidades inteligentes no País.

O desafio de unir melhor capacidade de atendimento ao cidadão e melhores resultados, conta Modonezi, não foi encarado sozinho. ”A organização contou com toda a estrutura da Prefeitura e não conseguiríamos desenvolver isso sem o apoio da Prodam, que gerenciou todo esse fluxo”.

De acordo com Modonezi, a necessidade da solução tecnológica surgiu do fato de todas as solicitações de serviços de zeladoria dos munícipes à prefeitura serem, até então, emitidas analogicamente, sem qualquer transparência e auditoria sobre os dados. “Começamos a estudar como melhorar e fazer com que a demanda do cidadão refletisse em uma execução com controle, qualidade e agilidade”.

Com o SGZ, o fluxo das informações mudou. No lugar de papeis impressos, entrou em cena um sistema informatizado em que as ordens de serviço são geradas eletronicamente desde a solicitação do munícipe, passando pelo atendimento por parte das equipes terceirizadas até a medição do tempo para solução do problema – este reduzido de 200 para 45 dias, em média.

Segundo o secretário, além dos ganhos em eficiência e controle, o mais importante saldo do SGZ foi a geração de informações que permitem à prefeitura planejar ações de zeladoria em toda a cidade. Hoje, são realizados 12 tipos de serviços da área pela administração municipal.

“O nosso compromisso e trabalho só termina quando todos os problemas de zeladoria estão resolvidos. Isso quer dizer nunca. O ciclo não fecha e conforme evoluímos, novas demandas vêm e as melhorias são constantes”, finalizou.