Prodam assume gestão compartilhada do MobiLab+

Laboratório de inovação aberta da cidade de São Paulo Laboratório de inovação aberta da cidade de São Paulo

O MobiLab agora é +. O laboratório de inovação aberta da cidade de São Paulo a partir de agora é focado em cidades inteligentes. Outra novidade é a entrada da Prodam na gestão do programa.

Vivemos momentos em que a sociedade exige novas soluções, novos rumos e novas formas de lidar com problemas antigos. “Buscar inovações para questões complexas do nosso cotidiano, melhorando nossa metrópole e a vida dos moradores está no DNA da Prodam. Vamos unir a experiência e o pioneirismo de quase meio século de Prodam, com as novas ideias, os novos talentos e as propostas disruptivas das startups”, afirmou o presidente da empresa, Daniel Glaessel.

O lançamento da modernização e ampliação do MobiLab+ aconteceu nesta quinta-feira (27). Experiência bem-sucedida, o MobiLab se consolida há cinco anos como uma organização reconhecida nacional e internacionalmente pela inovação no segmento de mobilidade urbana, cuja abertura de dados permitiu o lançamento de uma série de aplicativos e ferramentas com foco no transporte e no trânsito.

Agora MobiLab+ se debruça sobre os eixos relativos a cidades inteligentes na busca por soluções para os desafios da metrópole relacionados à educação, saúde, moradia, bem-estar, meio ambiente, entre tantos outros temas.

O MobiLab+ irá atuar como laboratório de inovação aberta da cidade, espaço para prospectar, experimentar e impulsionar novas respostas. Irá conectar a Prefeitura com empreendedores incorporando novas tecnologias à gestão.

“Estamos trabalhando duro para transformar São Paulo numa cidade mais inteligente e humana. E para que isso aconteça contamos com a sociedade participando conosco da gestão da cidade, nosso capital empreendedor empenhado na proposição de soluções criativas”, destaca Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

O prefeito Bruno Covas esteve no evento de lançamento da nova proposta do novo equipamento. "Aqui é a notícia é positiva, principalmente porque estamos lidando com conceitos importantes. O primeiro deles é vencer essa barreira que se criou por conta de vivermos num mundo digital com um governo analógico. Um governo que não responde na velocidade e na qualidade que a população demanda em politicas públicas", explicou o prefeito.

"Mas acima de tudo esse é um conceito que garante a participação da população na implementação, na formulação, na avaliação e no aperfeiçoamento de política pública e esse é um grande diferencial, porque o costume era que de dentro de um gabinete, alguns que se consideravam experts julgavam o que se fazer e o que se deixar de fazer. O MobiLab permite que as pessoas tenham acesso à informação e, acima de tudo, possam ajudar o poder público a encontrar soluções", acrescentou.

"Estamos exatamente indo no amadurecimento da democracia e radicalizando o conceito de que a participação popular não se dá apenas a cada dois anos, na eleição. Ela se dá a todo o instante e a todo momento", disse o prefeito. "Quanto mais a população se envolver, menos a Prefeitura vai errar", finalizou.