Programa CopiCola lança guias inéditos de políticas públicas inovadoras

Iniciativas poderão ser replicadas internamente, em outras cidades, esferas de governos e organizações da sociedade civil

 O programa CopiCola, voltado para difusão de políticas inovadoras no setor público, será lançado nesta quarta-feira (20) no Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000). O projeto é uma iniciativa inédita da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, que tem como objetivo sistematizar e compartilhar boas práticas de inovação, de modo que a experiência possa ser aplicada em outras áreas da própria Prefeitura e até em outras esferas de governo, organizações da sociedade civil e setores interessados.

Partindo da seleção dos casos, o CopiCola registra todas as etapas que possibilitaram a implantação da política pública inovadora e produz, por fim, um guia para facilitar a replicação da prática em outros contextos.

Em parceria com o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), o programa registrou cinco casos de políticas públicas inovadoras: Concurso de Projetos do Mobilab, Zona Azul Digital, Prato Aberto, Empreenda Fácil e Banco de Dados Geográfico. Os guias de aplicação estão disponíveis em www.copicola.prefeitura.sp.gov.br

“O CopiCola aborda temas que são estratégicos para todas as áreas da Prefeitura e esferas de governo como, por exemplo, inovar na forma de contratar tecnologia no setor público, digitalização de serviços, desenvolvimento de sistemas integrados, uso de novas tecnologias abertas e o aprimoramento das iniciativas de transparência”, explica Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

Os guias abordam políticas públicas estratégicas para a gestão como a criação do Banco de Dados Geográficos. Essa plataforma é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento, que organizou, qualificou e disponibilizou mais de 16 mil plantas, representadas por sete camadas de parcelamento do solo. A plataforma foi viabilizada por meio de um software livre e gratuito, medida que reduziu os custos da implementação e permitiu maior agilidade de processamento dos dados. O resultado está disponível na plataforma do Geosampa (www.geosampa.prefeitura.sp.gov.br).

Na área de Educação, o aplicativo Prato Aberto permitiu o envolvimento maior dos pais na alimentação escolar dos filhos, incentivando a transparência na gestão do cardápio da merenda. “Recebemos com muito orgulho essa indicação e garantimos que os projetos exitosos serão continuados e cada vez mais aprimorados”, afirma João Cury, secretário municipal de Educação.


Facilitar a vida na cidade.
A inovação no setor público traz benefícios para a gestão municipal e facilita a vida das pessoas na cidade. Ao difundir a experiência da Prefeitura de São Paulo, construímos a capital paulista como referência de inovação em diversas áreas, inclusive mobilidade. “Com o Zona Azul Digital, conseguimos oferecer mais comodidade para o motorista, que não precisa mais comprar e preencher as folhas em papel, e ao mesmo tempo combater as fraudes. Esse, portanto, é um ótimo exemplo de como a tecnologia e a inovação podem ser empregadas em favor dos cidadãos e da cidade” reforça Edson Caram, secretário municipal de Mobilidade e Transportes.


Menos burocracia

Compartilhar estratégias de viabilizar políticas inovadoras tem impacto em escala nacional. A cidade de São Paulo subiu 36 posições no ranking Doing Business, que avalia o ambiente de negócios em todo o país, e melhorou os índices nacionais com a implementação do Empreenda Fácil. Lançado em maio de 2017, essa iniciativa permite a abertura e o licenciamento de empresas de baixo risco em até cinco dias, reduzindo a burocracia para a abertura de novos empreendimentos em São Paulo. O processo anterior levava mais de cem dias e exigia a peregrinação entre órgãos municipais, estaduais e federais, agora reunidos em uma mesma plataforma. O novo sistema – que transformou São Paulo na cidade amiga do empreendedor - quebrou paradigmas priorizando a confiança na autodeclaração do empreendedor.

Com o lançamento do programa CopiCola, a Prefeitura de São Paulo compartilha conhecimento e permite que essas práticas possam ser replicadas em diversos níveis – na própria administração, outras esferas de governo, sociedade civil e interessados.

Edital de chamamento público
Até o fim do ano, o projeto vai registrar e publicar guias de mais oito práticas inovadoras da Prefeitura de São Paulo. Para viabilizar essa iniciativa, a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia publicou, no início de março, o edital de chamamento público que tem como objetivo selecionar organizações da sociedade civil sem fins lucrativos na área de pesquisa em política pública. O edital fica aberto até 04 de abril. Para se inscrever, clique aqui

Conheça os cinco casos que serão apresentados:

1. Concurso de Projetos do MobiLab - Atualizou a forma de contratar tecnologia, utilizando o instrumento já existente de concurso de projetos para selecionar iniciativas com base no critério de inovação;

2. Empreenda Fácil - Inovou ao simplificar o processo de abertura de empresas, diminuindo de 100 para cinco dias o tempo médio, e quebrou paradigmas ao priorizar a confiança na autodeclaração do empreendedor;

3. Zona Azul Digital - Foi modernizado não só através do pagamento digital, mas também no edital de chamamento aberto, para que as empresas façam o credenciamento para vender cartões;

4. Prato Aberto - Inovou ao dar transparência para o cardápio da merenda escolar, com código aberto;

5. Banco de dados geográficos - Mudou ao digitalizar os dados de parcelamento do uso do solo, redefinindo fluxos de trabalho e dando maior agilidade às consultas feitas pelos cidadãos.