Sistema integra Prefeitura e Polícia Militar

Com a integração do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Prefeitura de São Paulo ao Sistema de Informações Operacionais da Polícia Militar (SIOPM) e ao Relatório de Averiguação de Incidentes Administrativos (RAIA), a solução de problemas de zeladoria da cidade deve ficar mais ágil.

“Vamos ter agilidade na ação da prefeitura em problemas detectados também pelas rondas da PM. Embora esse trabalho já fosse realizado, demorava até 90 dias para a informação chegar às subprefeituras. Agora esse processo será realizado em até 24 horas e possibilitará à prefeitura agir mais rapidamente”, disse o prefeito Gilberto Kassab, durante o anúncio da integração, na quarta-feira, dia 8.

Essa integração permite que o policial possa, ao preencher o seu relatório no SIOPM, relatar problemas que dizem respeito à prefeitura e foram detectados durante a ronda. O sistema gera um aviso automático para a subprefeitura da região. Inicialmente, o sistema será abastecido com informações como buracos em vias, falta de acessibilidade, pontos irregulares de entulho e lixo, comércio irregular ou falta de alvará.

Na apresentação do projeto, o secretário de Modernização, Gestão e Desburocratização e diretor-presidente da PRODAM, João Octaviano Machado Neto destacou essa ação. “A PRODAM e a Telemática da Polícia Militar fizeram a integração do SIOPM para permitir que a ação da polícia em campo traga rapidamente para os subprefeitos as informações sobre as situações que caracterizam o Relatório de Averiguação de Incidentes Administrativos (RAIA). Os subprefeitos serão avisados sobre os fatores de riscos e responderão à polícia sobre as medidas tomadas. Isso é um marco na relação do Estado com o Município”, esclareceu.

Após receber as informações, a subprefeitura responsável irá encaminhar uma notificação à Polícia Militar, para colocá-la a par das medidas tomadas. De acordo com o coronel Álvaro Batista Camilo, comandante geral da PM do Estado de São Paulo, esse trabalho vai contribuir para melhorar a segurança na cidade. “O cidadão vai ser beneficiado pela agilidade na solução do problema e nós trabalharemos também com a prevenção primária. É uma melhoria de gestão”, apontou.