Jovem Tec entrega primeiras certificações

Capacitar e qualificar jovens na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para o mercado de trabalho. Na sexta-feira, dia 5, a primeira turma do programa Jovem Tec, composta por alunos da rede de ensino médio, recebeu a certificação dos cursos Aluno Técnico (Intel) e Aluno Monitor (Microsoft), em cerimônia realizada na sede da prefeitura.

O programa Jovem Tec, lançado em 27 de julho do ano passado, é resultado de um termo de cooperação entre a Prefeitura de São Paulo, representado pela Secretaria Municipal de Modernização, Gestão e Desburocratização (SMG) e pelo Governo do Estado, com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), com articulação da PRODAM e participação das secretarias municipais do Trabalho (SEMDET) e Educação (SME).

Para o programa, a PRODAM estabeleceu parcerias com as empresas Intel, Cisco, Microsoft e Telefônica, que asseguram certificações reconhecidas e de alto nível aos jovens participantes.

A capacitação tem carga horária total de 300 horas, distribuídas em duas etapas. Na primeira, são ministrados os conteúdos dos cursos Aluno Técnico (Intel) e Aluno Monitor (Microsoft). A duração dessa etapa é de dois meses, com aulas presenciais e semipresenciais na unidade de capacitação da PRODAM. A segunda etapa da capacitação, o curso IT Essentials (Cisco) acontece simultaneamente com o estágio. A carga horária nesse processo é de 80 horas presenciais. Essa etapa dura quatro meses. Os estudantes selecionados recebem uma bolsa auxílio de R$ 450.

Ao fim do treinamento os alunos saem com conhecimento sobre redes, softwares, sistemas de comunicação, montagem e manutenção de computadores. Os estágios, coordenados pela Secretaria de Modernização, Gestão e Desburocratização, têm duração de seis meses, - podendo ser prorrogados por mais seis meses - e são realizados nas escolas municipais de educação (DRE – Ipiranga-Jabaquara e Jaçanã-Tremembé)

Neste mês de março, o programa continua com a certificação da Cisco (IT Essentials) para esses 107 alunos que estão se formando, além do início de uma nova turma do Jovem Tec, com 40 alunos vindos de escolas estaduais da zona norte da cidade.

A meta do programa para 2010 é capacitar mil jovens. A expectativa é inserir mensalmente esses jovens estagiando nas escolas municipais até atingir todas as treze Delegacias Regionais de Ensino (DRE).

No evento, estiveram presentes o prefeito Gilberto Kassab, o secretário de Modernização, Gestão e Desburocratização (SMG), Rodrigo Garcia, o diretor-presidente da PRODAM e secretário adjunto da SMG, João Octaviano Machado Neto, entre outras autoridades, além de representantes das três empresas parceiras do programa Microsoft, Intel e Cisco.