PRODAM inicia processo de implantação do MPS-BR

Semelhante ao ISO 9000, certificação tem o objetivo de melhorar gestão e produção de softwares e serviços

A Prodam iniciou no primeiro trimestre deste ano a implantação do modelo de certificação MPS-BR e sua disseminação por todas as áreas da empresa. O evento de lançamento  reuniu toda a direção da empresa, gerências e coordenações de núcleos além dos consultores da Fundação Vanzolini, entidade que será responsável pela implantação metodológica. A certificação MPS-BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro) é uma espécie de ISO 9000 para as empresas de TI.

Gestada desde o ano passado, a implementação do nível F e disseminação do nível G da certificação (software e serviços) faz parte do processo de modernização da empresa, com a melhoria nos processos de gestão e de produção de softwares e serviços, que tem como objetivo final a entrega de mais e melhores produtos e serviços aos clientes PRODAM.

O presidente da Prodam, Márcio Bellisomi, destacou que a certificação MPS-BR (softwares e serviços) integra uma série de ações de modernização de gestão que estão sendo implantadas na empresa. “Esse é um dia muito importante para nós, porque dá início real ao processo que estamos perseguindo desde o ano passado e envolve três itens fundamentais para a virada que pretendemos para a PRODAM: a implementação do MPS-BR, a gestão de processos e a gestão de projetos”. Marcio lembrou também que a empresa está se municiando de forma muito consistente de metodologias e estruturas para melhorar seu processo produtivo.

Objetivos iniciais do MPS-BR (nível G e F)

- Melhoria dos processos de entrega de serviços e desenvolvimento de software;
- Padronização de processos de trabalho;
- Visibilidade sobre a execução dos projetos e serviços para acompanhamento
- Atendimento aos clientes com mais qualidade;
- Comprometimento com prazos, entrega e custos.

O trabalho para a implantação inicia com reuniões gerenciais semanais e reuniões executivas mensais. As fases devem abranger o detalhamento do Programa de Implementação com o apoio, treinamento e avaliação informal por parte da Fundação Vanzolini nas áreas de serviços e desenvolvimento de software com o objetivo de atingir o nível F do modelo.