Sistema para o Conselho de Transportes é desenvolvido em código aberto

Opção pelo software livre começa a ganhar espaço na PRODAM

Está disponível na web, desde o dia 1º de fevereiro, o sistema para inscrição dos candidatos à eleição do Conselho Municipal de Transportes e Trânsito. Desenvolvido pela equipe da Gerência de Desenvolvimento de Sistemas (GRD) da PRODAM, com apoio de técnicos da Secretaria de Transportes, o sistema é o primeiro na empresa a ser criado diretamente em PostGreSQL, sistema de banco de dados relacionais de código aberto (software livre). Outro aspecto que merece destaque foi o curto prazo de desenvolvimento e publicação: menos de 15 dias.

Segundo Mario Augusto Pierobon, da Gerência de Relacionamento de Serviços Urbanos (GRU), área que atende a Secretaria Municipal de Transportes, a empresa teve pouco tempo para desenvolver a aplicação. “A solicitação de um sistema para inscrição dos candidatos, via internet, veio na segunda quinzena de janeiro, já com a informação de que precisava estar no ar no dia 1º de fevereiro”, explica. Já a opção pelo uso de software livre, no caso o banco de dados PostGreSQL, atende às novas determinações previstas no planejamento estratégico da empresa, que propõe a utilização de soluções livres sempre que possível, sem prejuízos à qualidade final dos produtos e serviços.

O sistema não é complexo, mas é um cadastro que atende a demanda do cliente. Na tela, o candidato ao CMTT, assinala qual a região que irá representar (norte, sul, leste, oeste ou centro) e informa seu nome, data de nascimento, CPF, CEP, endereço e e-mail. Os campos de RG e telefones, também incluídos, não são de preenchimento obrigatório. Como a eleição é baseada em chapas (composta por titular e suplente), é necessário cadastrar em seguida os dados do suplente, para então finalizar a inscrição. Realizado o processo, o sistema gera automaticamente o número da chapa, identificando a respectiva região do candidato. Por exemplo, N001, para o candidato que irá representar a zona norte. O sistema permite ainda a impressão do protocolo de inscrição.

Em breve será integrado ao sistema outro módulo, para que os técnicos da SMT possam gerar seus próprios relatórios.

Conselho de Transporte e Trânsito

Criado em julho de 2013, o Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (CMTT), tem caráter consultivo e visa garantir a gestão democrática e a participação popular na proposição de diretrizes e aplicação dos recursos orçamentários destinados à melhoria da mobilidade urbana. Com mandato de dois anos, a comissão é formada por representantes de órgãos municipais, operadores dos serviços de transportes e sociedade civil, além do Ministério Público (MPE), Tribunal de Contas (TCM), Controladoria Geral do Município (CGM) e Câmara Municipal.

As eleições para a escolha dos 15 representantes da sociedade civil que irão integrar o conselho serão realizadas nos dias 15 e 22 de fevereiro. No dia 15 serão eleitos os 10 representantes para cada um dos segmentos da sociedade: meio ambiente e sociedade, juventude, sindicato dos trabalhadores, ONGs, ciclistas, pessoa com deficiência, idoso, movimento estudantil secundarista e universitário e movimentos sociais.

Já no dia 22 de fevereiro, serão eleitos os cinco representantes regionais, um de cada ponto da cidade (norte, sul, leste, oeste e centro). As inscrições dos candidatos por região vão até o dia 18 de fevereiro, através do site do CMTT, desenvolvido pela PRODAM.