São Paulo, uma Cidade Digital

São Paulo é a cidade mais digital da América Latina. A classificação anunciada pela Motorola e a Convergência Research, na última semana de outubro, é resultado de um trabalho que se iniciou há mais de um ano e vem na esteira de uma série de prêmios e certificações que a cidade tem recebido e que busca consolidar todo um projeto que almeja transformá-la em uma Cidade Digital.

O estudo da Motorola e da consultoria argentina Convergência Research, que analisou o nível de digitalização de 150 cidades em 15 países da América Latina, levou em conta itens como infraestrutura, serviços, o compromisso assumido com a redução da desigualdade digital e o emprego de tecnologias de informação e comunicação entre os cidadãos, empresas e instituições públicas. São Paulo se destacou, principalmente, em governo eletrônico, os serviços disponibilizados ao cidadão pela internet e as aplicações de telessaúde e telessegurança.

Mas foi com referência à inclusão digital que a cidade foi recentemente premiada. Em outubro a PRODAM foi ao México receber o VI Prêmio Iberoamericano de Cidades Digitais na categoria e-Inclusão, concedido às melhores práticas de utilização tecnológica para a inclusão digital, pela Associação Iberoamericana de Centros de Pesquisa e Empresas de Telecomunicações (AHCIET), uma instituição privada sem fins lucrativos que engloba mais de 50 empresas operadoras de telecomunicação e TI da América Latina, Caribe e Espanha.

Durante o X Encontro Iberoamericano de Cidades Digitais, realizado nos dias 21 e 22 de outubro, a AHCIET premiou as cinco cidades que apresentaram os melhores projetos de TIC em benefício de seus cidadãos nas categorias: Cidade Metropolitana (mais de 750 mil habitantes), vencida pela cidade de Puebla, México; Cidade Média (entre 100 mil e 750 mil habitantes), vencida pela cidade de Nunoa, Chile; Cidade Pequena (menos de 100 mil habitantes), vencida pela cidade de San Isidro, Peru; Segurança Pública (a que faz melhor uso de TIC para melhorar esse segmento) vencida pela cidade de San Luis, Argentina; e, e-Inclusão, vencida pela cidade de São Paulo.

A premiação da cidade levou em conta, principalmente, três iniciativas que a Prefeitura de São Paulo vem realizando, desde 2005, com o apoio da PRODAM, e que promovem a inclusão digital no município, não somente à população de baixa renda, como também às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. São 318 Telecentros, com 1,5 milhão de usuários cadastrados, distribuídos por todas as regiões da cidade. O Selo de Acessibilidade concedido pela administração municipal aos sites que disponibilizam acessibilidade em sua navegabilidade para deficientes visuais. E por último, mais recente, o projeto Jovem Tec, que capacita jovens estudantes da rede estadual de ensino médio em tecnologia da informação e comunicação para o ingresso no mercado de trabalho.

Após receber o prêmio da AHCIET, São Paulo foi mais uma vez reconhecida por seu trabalho de inclusão digital. A Intel, maior fabricante de processadores, concedeu à cidade o Prêmio Excelência no uso da Tecnologia da Informação e Comunicação e doou à Prefeitura de São Paulo 31 netbooks Classmate PCs.

A premiação, oficializada no dia 23 de outubro, ocorreu na Secretaria Municipal de Modernização, Gestão e Desburocratização. O vice-presidente de Inclusão Digital, da Intel, John E. Davies, acompanhado de Mario A. Villalta, executivo responsável pelo setor de inclusão da Intel na América Latina foram recebidos pelo diretor-presidente da PRODAM e secretário adjunto de Modernização, Gestão e Desburocratrização João Octaviano Machado Neto, que juntos assinaram o convênio de doação dos netbooks.

De acordo com Davies, o objetivo do prêmio é identificar e contemplar boas práticas de governos locais que visam melhorar a vida de suas comunidades por meio de iniciativas de inclusão digital. “É importante que os países da América Latina tenham integração e colaboração, conectando as suas diferentes culturas. Fomentar a inclusão digital, por meio do uso da banda larga e melhorar a educação é um dos grandes interesses da Intel”.

Por sua vez, João Octaviano ressaltou que hoje, todas as escolas do município estão conectadas via MPLS e se está ampliando a capacidade de banda, o que depende da demanda de cada escola. Os netbooks recebidos serão utilizados no Centro de Capacitação Pedro de Toledo, da PRODAM, para o projeto de capacitação de professores e teste de novas ferramentas de ensino.

E por fim, a classificação de São Paulo no Ranking Motorola de Cidades Digitais em agosto, quando a cidade recebeu um certificado de participação, sendo reconhecida como um dos 25 municípios de maior nível de digitalização de sua administração.

O ranking consiste em um estudo desenvolvido pela Convergência Research com o objetivo de revelar o avanço das Cidades Digitais na América Latina. Das 500 cidades inscritas, a consultoria selecionou as 25 cidades que obtiveram as pontuações mais altas, e São Paulo ficou em segundo lugar. A premiação ocorreu em Buenos Aires, Argentina, durante a 5ª edição de Cidades Digitais e Redes de Governo, realizada nos dias 18 e 19 de agosto.