CCM na Praça de Atendimento


A Praça de Atendimento oferece um modelo unificado e universal de atendimento aos cidadãos, inclusive a inscrição do CCM. Joaquim Ângelo Cezare, coordenador de atendimento da PraServir, diz que a inscrição on-line trouxe muitas vantagens para o contribuinte, que obtém a inscrição imediata ao apresentar a documentação correta.

Antigamente, após a entrega dos documentos e do formulário (que era preenchido a mão ou a máquina), demorava-se até 90 dias para digitar, analisar e conceder o cadastro. Ainda corria-se o risco da inscrição não ser feita por haver algum erro na documentação ou no preenchimento do formulário (às vezes, a caligrafia não era compreensível) e o processo tinha de ser reiniciado.

“Como o formulário agora é preenchido pela internet, esse dado já é transmitido, não precisando ser digitado e a análise de documentos é feita na hora pelo atendente. Se tiver algo errado, é explicado imediatamente e no mesmo dia ou no próximo o contribuinte pode voltar”, explica o coordenador.

Ao receber a documentação, o atendente tem quatro opções: aprovar, se os documentos e os dados preenchidos estiverem certos; devolver para fazer alguma correção ou completar documentação; encaminhar para a unidade de cadastro para alguma análise que o atendente não esteja capacitado a fazer; ou rejeitar caso a documentação não esteja de acordo com os dados preenchidos.

A mão-de-obra interna da Praça de Atendimento foi fortemente reduzida, pois a digitação e a análise da documentação foram eliminadas. Em compensação, o trabalho do atendimento ao contribuinte foi ampliado, afinal o atendente agora não recepciona simplesmente os documentos, ele os analisa e os aprova.

Ainda estão sendo feitas melhorias no sistema, mas os problemas que surgiram foram pequenos e não prejudicaram o resultado. “Todos os ajustes necessários foram feitos rapidamente pelos técnicos da PRODAM”, destacou Joaquim.

Na Praça de Atendimento, tanto a pessoa física quanto a pessoa jurídica podem fazer a inscrição. Segundo os atendentes, a maioria dos contribuintes que procura a praça para esse serviço é pessoa física, que nem precisa tirar xerox dos documentos para se inscrever. Basta levar os originais, que na hora o atendente os confere e os devolve.

Antônio Isaías da Silva que trabalha no escritório de contabilidade da Organização Cristo Rei, disse que a mudança foi total, pois a obtenção do número demorava dois meses e agora sai no mesmo dia. “Agora mesmo, a menina me disse que um dado meu estava errado, vou retransmiti-lo já e farei a inscrição ainda hoje. Antes, eu demorava dois meses para tomar conhecimento do erro”, relata, aliviado, Antônio.

Cíntia Dias Espírito Santo é enfermeira e estava indo pela segunda vez fazer inscrição no CCM. A primeira que ela fez foi como auxiliar de enfermagem, há alguns anos. Ela estava bem satisfeita, apesar de não ter conseguido efetuar sua inscrição, por já possuir um registro anterior cancelado. O caso dela vai para análise para descobrir se o registro foi cancelado por ela mesma ou se foi por falta de pagamento. A enfermeira contou que até o local está melhor, com menos filas e com atendentes esclarecidos e educados. Além disso, ela afirmou que tudo é feito pela internet, o que torna o processo mais prático, inclusive a explicação.

A primeira vez que ela foi fazer a inscrição, teve que percorrer o seguinte percurso:

1.      Foi ao local buscar informação e enfrentou uma fila;

2.      Comprou na papelaria o formulário;

3.      Pagou alguém para preencher o formulário a máquina;

4.      Pegou outra fila para entregar os papéis;

5.      Retirou o protocolo para poder trabalhar;

6.      30 dias depois foi buscar a inscrição definitiva.


Cíntia estava satisfeita e comentou: “vim esperando todo esse processo, prefiro como está agora”.

Andréia Magda Ferreira, atendente da Praça de Atendimento, comenta que até o relacionamento com o contribuinte melhorou com a nova forma de fazer a inscrição. Antes, havia muitos problemas, pois às vezes ela até detectava algum documento errado, mas como não tinha autoridade para rejeitar, as pessoas queriam enviá-lo de qualquer modo. “Isso ocorria principalmente com o office-boy que quer chegar na empresa em que trabalha com as mãos vazias”, explica.

Além da Praça de Atendimento e do SESCON, a inscrição do CCM pode ser feita no SINDICONT (Sindicato dos Contabilistas), na ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e nas praças de atendimento das 31 subprefeituras do município de São Paulo.