O novo site do Afro-Brasil


Uma festa no Museu Afro-Brasil comemorou, no dia 27 de outubro, a inauguração do seu novo site - http://www.museuafrobrasil.prodam.sp.gov.br/. O projeto foi realizado pelos profissionais da PRODAM e concluído com sucesso no mês de outubro.

Os principais responsáveis pelo empreendimento foram os webdesigners Lya Lerena - representante do museu -, Flavio da Cruz Colombo e José Carlos Costa, ambos funcionários da PRODAM. Os dois profissionais cuidaram do desenvolvimento da web.

Outros profissionais da PRODAM também tiveram atuações importantes. Laís Deise Luppi desempenhou a função de Analista de Negócios.

O gerente da Companhia Harry Walter Finger Roberts trabalhou junto ao cliente, enquanto o gerente Alfredo Sobreira Machado Júnior coordenou o projeto internamente junto à equipe.

O site desempenha uma função no registro histórico, pois nele o “navegante” pode conhecer toda a trajetória do Afro Brasil. Nele também é possível encontrar as datas das exposições e eventos, assim como seções onde são esclarecidas as atividades educativas do museu, inclusive com a possibilidade de assistir a videoclipes que mostram a realização de alguns jogos interativos que fazem parte dessas atividades.

Imagens do trabalho feito pelo núcleo de museologia, responsável pela conservação preventiva, restauro, documentação e catalogação do acervo também se encontram entre as inúmeras possibilidades da página. Além disso, são esclarecidas as atividades dos Núcleos de pesquisa e história oral, com filmagens de debates já realizados.

Quase todas as seções do site possuem fotos disponíveis. As galerias atuais apresentam, em sua maioria, apenas imagens de eventos, mas, futuramente, disponibilizarão o acervo, que poderá ser acessado por um sistema de busca ainda em construção.

O Museu é um centro de referência da memória negra. Foi inaugurado em outubro de 2004 e já comportou diversas atividades importantíssimas dentro de questões raciais brasileiras, tais como o Encontro Cultural das Comunidades Quilombolas, o Quilomboaxé e a Mostra de Tribos Indígenas. O site é mais um passo no progresso de ações culturais na Cidade de São Paulo.