Saúde informatizada


A PRODAM concluiu a informatização da maioria das das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A meta foi cumprida de acordo com o compromisso, que era de informatizar esses postos de saúde em novembro.

"A PRODAM está preparada para enfrentar desafios". Esta é a opinião do diretor de Infra-Estrutura (DIE) Eduardo César Fonseca, que esteve à frente do projeto. De acordo com o diretor, foi um processo tipicamente gerencial. "Entramos nessa empreitada para efetuar o gerenciamento dos prestadores de serviços da Secretaria Municipal de Saúde e criamos uma metodologia e controles".

O primeiro passo foi a formação de uma equipe, a qual se dedicou de forma bastante competente, criando uma dinâmica que envolvesse dedicação, soma de competências, capacitação, motivação e muita vontade. Esses ingredientes somados ao modelo ITIL resultaram na informatização de 437 UBSs.

Os profissionais envolvidos priorizaram a comunicação. Reuniões periódicas, acompanhamento de todas as frentes e de pontos críticos do projeto foram realizados com rigor.

Método é essencial

Além do trabalho interequipes, o novo modelo estrutural, ITIL, garantiu um projeto estruturado. "Tínhamos métricas. Nunca tive dúvidas de que o prazo seria cumprido. A metodologia das melhores práticas do ITIL com seus pontos parciais de controle indicava que a expectativa seria atingida".

Com a finalização bem-sucedida, o projeto agora também entra para essa estrutura organizacional, passando pela área de Infra-Estrutura de uma maneira adequada. "Tenho certeza que muita gente do setor nem percebeu a absorção da tarefa, porque foi dentro de um processo em que cada um, do começo ao fim, estava inteiro no seu papel".

O diretor espera que outros projetos a serem internalizados dessa maneira passem suavemente pela Infra-Estrutura.

O projeto tem uma grande visibilidade porque tem um impacto importante na ponta. Sua conclusão colocou a PRODAM em outro patamar, "porque mostra que a empresa tem resposta para desafios dessa envergadura", diz Eduardo.

Como foi?

De acordo com Conrado Franssini, assessor da DIE, responsável pelo gerenciamento da equipe, o primeiro passo do grupo foi conhecer qual era a situação de cada Unidade.

Ele explica que foi criada uma sala de "guerra", ou sala de situação, onde todos os dias as reuniões eram feitas com o objetivo de avaliar o andamento dos projetos e as próximas etapas.

Esses encontros tinham hora para começar - sempre às 14 horas, mas se estendiam noites adentro. Além disso, pelo menos dois dias por semana, um representante da Secretaria de Saúde participava, apontando as necessidades prioritárias.

"Levamos praticamente 20 dias apenas para identificar o estado de todos os postos e em cada um deles o que faltava para ser feito", conta Conrado. Na época, 190 UBSs estavam informatizadas, mas grande parte ainda apresentava algum ponto a ser finalizado. Depois de mapeadas as necessidades, os profissionais da PRODAM foram a campo.

O trabalho contou com o empenho de várias áreas da DIE como as assessorias, as gerências de Serviço (GIS), Telecomunicações e Rede (GIT), Mudanças (GIM), além da Gerência de Relacionamento - Saúde/ Atenção Básica, GAA/ DASI.

O sucesso incitou motivação. A equipe de Conrado agora se prepara para um novo desafio. Informatizar 40 novas Unidades até dezembro. Se depender mais uma vez da dedicação e responsabilidade dos profissionais da PRODAM, a Prefeitura de São Paulo deverá fechar o ano com 477 UBSs informatizadas.