Saúde em destaque


A PRODAM esteve presente entre os dias 5 e 8 de abril, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, no IX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, em Praia Grande. Foi montado um estande no evento expondo as ações de informatização realizados na área.

No mesmo ambiente também ocorreu o XX Encontro de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, a VI Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e o VI Pré-Congresso. 

Entre os principais assuntos discutidos no evento estão: assistência farmacêutica, gestão do trabalho e educação permanente, gestão financeira do fundo municipal de saúde, informação e informática, saúde bucal, saúde do trabalhador, atenção básica e integralidade, promoção e vigilância em saúde, relação entre a gestão municipal e hospitais conveniados e saúde mental.

Para o diretor da PRODAM Arnaldo Machado de Sousa, "A PRODAM é agora referência nacional do processo de informatização na saúde pública do município de São Paulo".

Sueli Ilkiu, farmacêutica da Atenção Básica da SMS, afirmou que diversos avanços da secretaria, em relação à informatização, foram mostrados. "Apesar de sermos uma cidade muito grande, evoluímos muito se nos compararmos a regiões menores que, teoricamente, conseguiriam concluir seus trabalhos mais rápido", analisa.

Para Ana Letícia Melitan, farmacêutica do Remédio em Casa da SMS, esse avanço foi possível porque a Secretaria se preocupou em investir para chegar à estrutura atual. "O empenho da PRODAM e da Secretaria permitiu que isso acontecesse".

As farmacêuticas também destacaram que profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também são responsáveis pelos resultados, pois sem a adesão e o empenho deles o sucesso não seria alcançado.