PRODAM no M-gov


O 1º Fórum de M-gov - Cidade Móvel - do país, realizado nos dias 18 e 19 de abril, na Cidade de São Paulo, contou com a experiência da PRODAM no setor. O evento, organizado pelo Instituto CONIP, reuniu especialistas de todo o país para fomentar a discussão de experiências pioneiras na utilização de tecnologia móvel (celulares, palms e notebooks) como forma de aproximar os serviços públicos dos cidadãos. 

 Segundo levantamento feito pela empresa americana Pyramid Research, no ano passado, o Brasil registrou uma receita de US$ 967 milhões com o envio de dados pelo celular (serviços como SMS, MMS e downloads). Isto coloca o país em primeiro lugar na lista dos maiores em faturamento com dados por telefonia móvel na América Latina.

"Existem vários serviços de informação ao cidadão que podem ser oferecidos pelo celular. Basta ter criatividade, idéia e estratégia política", cita o presidente do CONIP, Vagner Diniz.

De acordo com ele, o M-gov tem uma importância fundamental como complemento do canal de comunicação entre o governo e o cidadão."Em vez de as pessoas irem até um setor público para obter o serviço desejado, a administração vai até elas", completa.

Representando a PRODAM, a então assessora de Tecnologia Elisabete Chaves falou sobre a importância da organização como responsável direta pela informatização dos serviços prestados pela Prefeitura da Cidade de São Paulo. Ela abordou, entre outros assuntos, a participação da empresa como consultora técnica e estratégica no Conselho Municipal de Informática (CMI).

A executiva, que é especialista, entre outras áreas, de Comunicação Móvel abordou também o desenvolvimento de uma prova de conceito da tecnologia Wimax. A primeira antena está localizada na zona norte da cidade e tem a subprefeitura do Tucuruvi como referência.

O ponto interliga unidades básicas de saúde, onde também é utilizada a tecnologia Wi-Fi, que possibilita a conexão de dispositivos sem fio dentro desses espaços. "Neste projeto percebemos que o tempo de implementação e os custos foram bem menores com essa tecnologia", analisou a profissional.

Para finalizar, ela destacou a importância do planejamento, do desenvolvimento e da monitoração nos projetos de mobilidade.