Pregão para acesso à Internet


A PRODAM celebra a realização de um pregão para Registro de Preços de dois links para acesso à Internet, destinados à Prefeitura. Como conseqüência, a empresa passa a disponibilizar duas bandas com velocidade entre 90 e 155 Mbps, além de outros serviços agregados.

"Conseguimos um ótimo resultado para o Cliente, tanto no aspecto financeiro quanto na qualidade do atendimento", comemora o diretor-presidente Luiz Arnaldo Pereira da Cunha Junior.

As novas bandas fornecidas pelo consórcio T. Internet substituem as duas existentes e, ainda, agregam contingência, gerenciamento e flexibilidade. "Além de manter o atual nível de despesa, existe a possibilidade de acabar com a bitributação", completa o executivo.

No aspecto tecnológico, o novo contrato permite que a PRODAM tenha, por exemplo, controle na variação do "tamanho" dos links, de acordo com a demanda específica de cada mês, além de mais independência para adotar esse procedimento.

"O aumento da necessidade de uso da Internet pela rede municipal contribuiu para que a organização elaborasse o projeto a fim de contratar uma nova solução para o sistema de conexão", explica o analista de negócios da Gerência de Telecomunicações e Rede (GIT) Wagner Kanagusuko.
 

Mais qualidade, menor custo


Formado pela Telefônica e Telesp, o consórcio T. Internet venceu o pregão, que teve duração de seis horas e meia. A longa jornada resultou em uma economia de R$ 1.068.905,52, ou cerca de 51,72%, em relação ao menor preço inicial de R$ 2.066.572,20, apresentado por uma das concorrentes.

Em relação a serviços agregados, uma das vantagens é o fato de o contrato dobrar, em uma escala de um para dois, a presença de ferramentas como firewall, gerenciadores de banda e roteadores. O negócio inclui ainda o fornecimento de antivírus e spywares.

Uma das novidades é o dimensionamento dos novos links para que, em caso de pane em um dos circuitos, o outro mantenha automaticamente o sistema da Prefeitura funcionando, sem que haja perda de performance. Com o novo serviço, cada Cliente poderá contratar a banda mais adequada às suas necessidades, podendo ampliá-la ou reduzi-la de acordo com a demanda.

Agora, os Clientes que desejarem aderir à ata, gerenciada pela empresa, devem celebrar os respectivos contratos com o consórcio vencedor.


Recorde de lances


Após sua elaboração, pela equipe da gerência de Telecomunicações e Rede, o projeto de novos links para acesso à Internet foi apresentado à Gerência de Tecnologia (GDT) para análise e emissão de um parecer. Depois disso, o material foi enviado à Gerência de Compras e Contratações (GFC) que formulou o edital e a realização do pregão.

Durante o evento houve duas baixas. A concorrente CTBC desistiu da concorrência no 224º lance e Embratel "jogou a toalha" na 533ª rodada. "Foi nosso recorde de negociação", relata o comprador da Gerência de Compras e Contratações Claudenir Martinho.

Com validade de 12 meses, esse documento, gerenciado pela PRODAM, é a base para a feitura dos contratos entre os Clientes e o consórcio T. Internet. Os contratos têm prazo de três anos, prorrogáveis por mais dois.
 
Modalidade de compra recente, o pregão foi criado em 2000 pelo Decreto Federal nº. 3555/00 que altera a Lei 8666/93, voltada aos processos licitatórios. "Sua principal diferença em relação aos outros modelos de contratação pública é o fato desse poder ser usado para negociações comerciais de quaisquer valores", segundo Claudenir.