Escolas monitoradas


A PRODAM encerrou a fase piloto da instalação do sistema de gerenciamento remoto dos desk tops da rede municipal de ensino. Além do novo sistema, o laboratório localizado dentro de cada escola, recebeu um banner informativo no qual o usuário pode visualizar facilmente o número do Service Desk Educação (0800-7227677).

A iniciativa da empresa visa melhorar o atendimento junto às unidades escolares permitindo que alunos e funcionários façam uso eficiente dos equipamentos e de seus recursos.

"Estamos trabalhando para que as escolas não fiquem com equipamentos parados ou desatualizados. O gerenciamento à distância, com certeza vai contribuir com mais rapidez e qualidade no atendimento. O cartaz é uma forma de divulgação do Service Desk, o qual otimizará os serviços para o usuário final", explica o diretor de Infra-Estrutura Alberto Campos Ribeiro.

O sistema de gerenciamento remoto foi instalado primeiro nos 48 computadores da Escola Municipal de Educação Fundamental e Médio Guiomar Cabral, em Pirituba.

Esta etapa também contemplou as instituições de ensino EMEF Pedro Nava (Rio Pequeno), EMEF Marcos Melega (Lauzane Paulista), EMEF Duque de Caxias (Liberdade) e Presidente Nilo Peçanha (Freguesia do Ó). Ao todo, o sistema já está instalado em 161 máquinas dessas unidades.

Daqui há seis meses, data prevista para a conclusão do projeto, terão sido atendidas as 1.350 unidades rede municipal, com cerca de 30 mil máquinas, incluindo as coordenadorias de educação e centrais, (Conae 1 e Conae 2), além das dependências do gabinete da secretaria.

Além do gerenciamento remoto, o serviço que a PRODAM presta à Secretaria Municipal de Educação inclui operações de Service Desk pelo 0800 da empresa, que adota o modelo de referência ITIL.

"Com o monitoramento à distância também haverá uma configuração de novas regras de acesso à rede PRODAM e à Internet", detalha o consultor da Gerência de Tecnologia (GDT) Marcus André Magalhães.

O serviço também permite um acompanhamento sobre alterações de hardware e software que qualquer máquina possa sofrer. "Diariamente há o envio de inventários com informações sobre o estado dos equipamentos e dos aplicativos instalados", relata Jacques de Oliveira, técnico da Gerência de Serviços.