Acessibilidade e Inclusão Digital


O CD-ROM “ATIID 2005”, desenvolvido por profissionais da PRODAM, em conjunto com a Faculdade de Saúde Pública da USP, foi um dos trabalhos aprovados para participar do “HCI International 2007”.

Ligado ao setor de TIC, a conferência internacional discute assuntos relacionados a projetos de HCI (Human Computer Interaction), ou seja, interação do homem com o computador.

O HCI Internacional acontece a cada dois anos desde 1984 e está em sua 12ª edição. Este ano, o evento será realizado em Pequim, China, de 22 a 27 de julho, e contará com a participação de mais de 60 países.

No CD-ROM “ATIID 2005” estão disponíveis os artigos e as apresentações realizadas nos seminários e oficinas ATIID (Acessibilidade, Tecnologia da Informação e Inclusão Digital) em 2005, 2003 e 2001, no formato de resumos expandidos.

Também estão presentes leis e decretos federais sobre acessibilidade, o Manual de Legislação em Saúde para a Pessoa Portadora de Deficiência, publicado pelo Ministério da Saúde em 2003, além dos preceitos de acessibilidade da ABTN - Associação Brasileira de Normas Técnicas.

De acordo com o analista de sistemas da empresa Laércio Sant'Anna, coordenador do projeto, o que diferencia a publicação eletrônica das demais do gênero é a formatação de seu conteúdo, concebido para facilitar a navegação e, portanto, a usabilidade.

“O trabalho atendeu aos requisitos técnicos de acessibilidade digital e multimídia interativa. Os artigos dos eventos, por exemplo, podem ser acessados de três formas: ordem cronológica, sobrenome do autor e palavras-chave”, explica Laércio.

O CD-ROM foi desenvolvido, ainda, segundo os principais requisitos de acessibilidade. Para as pessoas com baixa visão ou dificuldade de ler, existem três ícones que permitem aumentar o tamanho do texto, facilitando a leitura. Já para aqueles com dificuldades motoras é possível o uso de atalhos que lhes permitam chegar mais rapidamente aos itens do menu.

Outra característica é que o CD não possui eventos sonoros. “Quando não explicados corretamente eles podem oferecer barreiras aos surdos”, esclarece Aracy Maria Bernardes Gonçalves, responsável pelo desenvolvimento do projeto.

Quanto ao layout, os profissionais optaram por uma concepção visual bastante simples. “Levamos em consideração a linha geral adotada em outros produtos do ATIID como folders, logomarca e banners”, explica a analista.

Foram formatados aproximadamente 760 arquivos dentro da mídia, entre conteúdo htm, pdfs, imagens e documentos Word. O material pode ser visto em navegadores como o Firefox e o Internet Explorer.

O projeto, desenvolvido entre os meses de agosto e novembro de 2005, teve o apoio e aval da chefe de gabinete da empresa Elisabete Barone. O material foi doado pela PRODAM aos participantes do ATIID, pessoas ligadas ao assunto acessibilidade, bibliotecas e docentes de várias universidades do Brasil.

Conforme Aracy, a escolha do projeto demonstra que a empresa está ligada a eventos de alto nível na área de TIC. “Esse intercâmbio de tecnologia é muito importante no sentido de acelerar a descoberta de novas soluções para as questões de acessibilidade e usabilidade”.