SISU concluído com sucesso


A PRODAM entregou em abril ao Departamento de Merenda Escolar (DME), órgão ligado à Secretaria de Gestão, o SISU (Sistema de Informação e Suporte às Unidades). Trata-se de um novo módulo do sistema PAPA, utilizado para controlar o Programa de Alimentação e Abastecimento Público.

Entre as funções do PAPA estão planejar e alocar os cardápios, cadastrar as refeições servidas e o estoque de alimentos e, depois, distribuí-los.

O módulo funciona como uma central de atendimento às solicitações e sugestões das unidades municipais que utilizam o Programa, como escolas da rede pública do município, creches, hospitais, albergues e outros.

Ele permite aos profissionais do DME a consulta, via internet, de atendimentos já realizados, do andamento dos novos pedidos e o cruzamento de informações para que não haja duplicidade de serviços, garantindo assim, rapidez, precisão e conclusão de atendimentos.

Até então, todas as demandas, sugestões e reclamações eram registradas manualmente. Como a rotina não era informatizada, o controle de atendimento das mais de três mil unidades atendidas pelo DME possuía grande complexidade e as respostas aos pedidos tornavam-se demoradas.

O SISU foi o primeiro projeto desenvolvido e concluído segundo os processos estabelecidos pela PROJECTA, Metodologia de Gerenciamento de Projetos criada em 2006 na PRODAM com base nas diretrizes elaboradas pelo PMI (Project Management Institute).

Sobre a metodologia

A PROJECTA é um estudo de técnicas e processos que visa orientar todos os profissionais que atuam no gerenciamento de projetos da empresa, englobando o seu planejamento, execução, controle e finalização. A intenção é criar uma cultura de gestão para que todas as áreas possam adotar os mesmos processos e trocar experiências.

E foi exatamente essa troca de conhecimento entre as diversas gerências e da empresa com o Cliente um dos principais ingredientes para o sucesso do SISU. Foram realizadas reuniões constantes para que o órgão pudesse acompanhar o posicionamento e a evolução do projeto.

Com a estratégia adotada os profissionais do DME participaram de forma efetiva como integrantes do projeto e mostraram-se bastante satisfeitos com o resultado. O projeto terminou dentro do prazo e atendeu de maneira eficiente as expectativas do Cliente.