NF-e é destaque no Conip


O 13º Congresso de Informática e Inovação da Gestão Pública (Conip) foi aberto oficialmente na manhã de terça-feira, dia 29, por volta das 10h30, no Centro Fecomércio de Eventos. Importantes nomes do setor público estiveram presentes no primeiro andar do prédio, onde acontecia a solenidade.

Enquanto isso, no salão de exposição, o estande da PRODAM estava envolto a uma intensa movimentação. Todos queriam conhecer o funcionamento da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), um dos destaques da organização no evento. Representantes de várias prefeituras do País, entre elas dos estado de Sergipe e Rio Grande do Norte, estavam interessados em buscar informações sobre a implantação da NF-e.

O diretor-presidente Luiz Arnaldo Pereira da Cunha Junior também prestigiou o primeiro dia do Congresso. Após percorrer os diversos setores do evento, incluindo o estande da organização, ele falou sobre a importância do Conip para a área governamental.

Segundo ele, não há futuro para as empresas públicas de TIC se elas tentarem caminhar sozinhas. O Conip fomenta esta importante articulação, promovendo troca de experiências, conhecimentos e integração de projetos e soluções necessárias para a evolução do segmento.

Nesta edição, a PRODAM está concorrendo ao "Prêmio Conip de Excelência", com o sistema de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e o Escritório de Projetos para a Melhoria da Gestão (EGP). Classificados para a etapa final eles foram selecionados para a categoria Iniciativas de Sucesso.

Os dois trabalhos serão apresentados, respectivamente, em duas palestras, dia 31, das 10h30 às 11h e das 11h30 ao meio-dia.

Cerimônia de abertura

Este ano, de acordo com os responsáveis pelo acontecimento, a solenidade que deu início ao fórum foi bastante procurada. A platéia, que lotou o auditório, estava interessada em ouvir o que nomes importantes do setor de TIC tinham a dizer.

Entre eles, estava o secretário de Estado de Gestão Pública, Sidney Beraldo, representando o governador José Serra.

Estavam também presentes, entre outras autoridades, o diretor-presidente da agência estadual de Tecnologia da Informação do Estado de Pernambuco Joaquim Costa Júnior, a embaixatriz Ana Morim, representando o presidente do Serpro Marcos Vinícios Mazoni e o diretor da NIC.br e membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) Demi Getschko.

O tema central desta edição, “Inovação, e-Gov e Desenvolvimento”, propõe a discussão de iniciativas que garantam a contribuição da Tecnologia da Informação e Comunicação para o crescimento do País.

O primeiro discurso foi do presidente do Instituto Conip e diretor-geral do evento Vagner Diniz. Ele falou sobre a necessidade de o setor público agilizar as iniciativas de Governo Eletrônico para garantir direitos essenciais aos cidadãos. “As relações Estado-Cidadão precisam ser destravadas. Por isso, nós queremos cumprir nosso papel no sentido de oferecer alternativas e mostrar experiências bem-sucedidas em muitos governos”.

Segundo ele, existe grande inovação em iniciativas promovidas por profissionais conscientes de sua função. “Quando essas ilhas de excelências encontrarem respaldo em uma política pública forte em TIC, teremos efetivamente uma transformação no modo de governar”, concluiu.