PRODAM é tema de "Encontros Notáveis"


O segundo dia, 30 de maio, de participação da PRODAM no 13º Conip (Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública), contou com a participação de Luiz Arnaldo Pereira da Cunha Junior, diretor-presidente da PRODAM no “Encontros Notáveis”, que teve como tema “O futuro das empresas públicas de TIC – Há Futuro para essas empresas?”.

Após uma rápida abertura, realizada pela jornalista e mediadora do evento Leila Gasparindo, o diretor-presidente iniciou sua explanação, comentando o estágio atual das empresas públicas de TIC no Brasil.

Tópicos como as características dos setores privado e público e a importância da existência das empresas públicas de TIC foram seguidos de informações relacionadas às mudanças realizadas no Município de São Paulo. “Hoje, nosso diferencial é que, ao lado da experiência no segmento, temos o conhecimento do mercado”, declarou.

De acordo com ele, a estrutura de Tecnologia da Informação da capital paulista foi ajustada para garantir uma melhor qualidade de serviços prestados para a Prefeitura e aos cidadãos.

“Criamos um modelo de Governança, em que o órgão central é a Secretaria Municipal de Gestão, que está diretamente ligada à Coordenadoria de Governo Eletrônico e Gestão da Informação, ao Conselho Municipal de Informática e ao Comitê Executivo”.

Este organograma conta ainda com as participações das Secretarias, autarquias, fundações e outras empresas municipais. “Neste formato, a PRODAM deixa de ser a detentora da política de TIC para ser executora”.

A relação dessa “nova” PRODAM com o mercado também foi abordada por ele. “As commodities como manutenção, suporte e treinamento, entre outras, foram transferidas para o setor privado. Passamos a focar nos aspectos críticos e estratégicos do nosso negócio.”

Outro ponto apresentado abordou as vantagens que a empresa obteve ao adotar as Atas de Registro de Preços. “Com elas conseguimos reduzir nossos preços, passando a ter maior mobilidade para adquirir serviços conforme as necessidades do Cliente. Isso sem falar no fim da bitributação”.

O diretor-presidente da PRODAM terminou sua participação nos “Encontros Notáveis” defendendo a existência de um futuro para os órgãos de TIC, mas não necessariamente no formato empresarial.

Hoje, 31, último dia do Conip, a PRODAM faz a apresentação das palestras Implantação da NF-e no Município de São Paulo” e “Escritório de Projetos para a Melhoria da Gestão”. Selecionados para a categoria Iniciativas de Sucesso, os trabalhos concorrem ao "Prêmio Conip de Excelência.