Servidor virtual


Neste ano, mais precisamente no último mês de março, a PRODAM criou servidores virtuais em baixa plataforma, a partir da solução VMWare. A finalidade é otimizar o uso dos equipamentos instalados no Data Center, alinhar-se às tendências do segmento, em relação ao assunto e reduzir custos.

Esse conceito surgiu nos anos 60, nos EUA, e foi utilizado inicialmente em equipamentos de alta plataforma. Conforme dados do instituto Forrester Research, nos anos 2000, cerca de 40% das companhias norte-americanas já utilizam essa tecnologia tanto em mainframes quanto desktops.

De acordo com o diretor de Infra-Estrutura da empresa Alberto Campos Ribeiro, o uso da VMWare é um grande passo para a PRODAM. A virtualização, que é uma tendência de mercado, nada mais é do que compartilhar espaço em uma máquina para vários servidores.

A organização possui seis licenças de uso dessa solução. Elas foram fornecidas pela Columbia Storage, representante da VMWare no Brasil, vencedora do Pregão realizado em setembro de 2006.

O recurso visa atender Clientes com pequenas demandas. Ele permite, por exemplo, que duas secretarias desse teor possam ter seus sistemas em funcionamento simultâneo, a partir da criação de um servidor virtual, para cada uma delas, dentro de uma única máquina.

Virtual

A caminho de tornar-se uma prática “padrão” entre as mil maiores empresas do mundo listadas no ranking da revista Fortune, o uso da virtualização por parte da PRODAM representa modernidade.

Essa tecnologia permite dividir, com mais qualidade, os recursos da empresa conforme a necessidade de cada Cliente. É uma forma de racionalização na qual é possível dimensionar um servidor virtual a partir de necessidades especificadas durante a solicitação de um determinado serviço.

Com a otimização do uso dos servidores, a PRODAM está conseguindo liberar espaço físico dentro do Data Center, o que vai facilitar a instalação de novos equipamentos, tanto da empresa, quanto das secretarias de Gestão e Finanças.

A VMWare está instalada em três servidores físicos, o que permite a empresa já possuir 53 servidores virtuais em seu parque tecnológico. Eles estão interligados em um sistema de cluster, possibilitando alta disponibilidade do equipamento por meio de redundância.

O método propicia definição da velocidade, das características de processadores, memória e placa de rede, entre outros itens.