Data Center ainda mais seguro


Além de novos equipamentos e modernização de leiaute, o Data Center da PRODAM está com a sua segurança ainda mais aprimorada. A responsabilidade por esta afirmação é dos dois novos e eficientes aparelhos instalados na área: o NetWatch e o Stratos. Essa mais recente ação, implantada no mês de maio, vai solidificar a segurança do local e das máquinas lá hospedadas.

O NetWatch monitora as condições físicas do ambiente tecnológico. Com sensores ligados em rede, ele supervisiona, à distância, a temperatura, acesso, energia, sinais de fumaça, manipulação e umidade do ar.

O sistema ainda permite enviar informações em caso de os alarmes serem acionados, por meio de mensagens via e-mail nos celulares das equipes de plantão.

O segundo equipamento tem o papel de duplicar a segurança das máquinas. O Stratos conta com um moderno sistema de coleta do ar por aspiração. Isto é feito através de uma rede de tubos ligada ao aparelho.

O sistema analisa freqüentemente o ar do Data Center por meio de uma câmara com leitura a laser e um microprocessador. Caso seja detectada qualquer partícula estranha dentro das instalações, o alarme é imediatamente ativado.

O Stratos possui um software com inteligência artificial, que se adapta as variações de atmosfera do ambiente, propiciando que o sinal seja disparado somente quando a "anomalia" for de fato confirmada.

Logo após a análise do ar, o programa reúne todos os dados e calcula de forma contínua a probabilidade de, por exemplo, uma contaminação ser ou não um alerta de um incêndio iminente. Ele é um dos mais modernos detectores, sendo 300 vezes mais sensível do que outros aparelhos com a mesma função.

Investimento na infra-estrutura

Os investimentos no Data Center foram iniciados em sua antiga instalação, no Parque do Ibirapuera, passando pela transferência para a sede Água Branca, até os dias atuais e não pararam de crescer.

Segundo a equipe de infra-estrutura da empresa, agora, com a segurança em nível de detecção de incêndio, a infra-estrutura está ainda mais reforçada.