PRODAM entre os vencedores do Prêmio Todos@Web

A acessibilidade digital tem sido uma das principais iniciativas que a PRODAM vem desenvolvendo ao longo de seus 41 anos. Na quinta-feira, dia 14, a empresa estava entre as finalistas ao Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web – Todos@Web, organizado pelo W3C Brasil. Com o site do programa Censo-Inclusão, da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), a empresa concorreu na categoria Projetos Web / Governo / Instituições. O projeto conquistou o terceiro lugar, reafirmando a importância do trabalho desenvolvido pela PRODAM. O diretor-presidente da empresa parabenizou a todos colaboradores envolvidos no projeto, bem como, a todos que ao longo dos anos permitiram que a empresa se tornasse uma das referências em acessibilidade.

“Ao longo dos anos, a PRODAM tem realizado um trabalho muito consistente, que várias vezes foi reconhecido pela sociedade. Concorrendo na importante Premiação Nacional de Acessibilidade na Web, organizada pelo W3C Brasil (Comitê Gestor da Internet Brasil) com o trabalho ‘Programa Censo-Inclusão de Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo’ desenvolvido pela PRODAM para SMPED, tivemos uma nova demonstração disto”, afirmou o diretor-presidente, que ao lado de Laércio Sant’Anna e Ermogenes Palácio, analistas responsáveis pelo desenvolvimento do site Censo-Inclusão, recebeu o prêmio durante a solenidade.

Márcia Marolo, coordenadora geral do Projeto de Inclusão da SMPED e presidente do grupo de trabalho permanente do Programa Censo Inclusão e Cadastro Inclusão, também comentou sobre a importância do Prêmio e da parceria com a PRODAM: “A discussão em relação à Acessibilidade é um dos pontos fortes da SMPED e esse prêmio vai fomentar e dar visibilidade a essa grande ferramenta que é a acessibilidade na Web. Quanto a parceria com a PRODAM, desde o início sabíamos que queríamos um site acessível, e a PRODAM conseguiu ferramentas para que conseguíssemos chegar até esse prêmio”, disse.

Para Laércio Sant’Anna, integrante da comissão de acessibilidade da PRODAM, a possibilidade de uma mudança de cultura na construção de novos conteúdos acessíveis é um dos fatores mais importantes. “Para mim, a maior contribuição do prêmio foi a possibilidade de mostrar para a empresa a necessidade e importância de se construir sites acessíveis. Mais do que a nossa colocação no prêmio, a conscientização de todos para trabalharmos conteúdos acessíveis, para mim, é a grande vitória. Espero, sinceramente, que este prêmio seja um agente motivador para que cada vez mais os profissionais se lembrem de considerar a acessibilidade em seus projetos, bem como, saber que nós da comissão de acessibilidade estamos aqui para apoia-los no que for possível”, afirmou.

Ermogenes Palácio falou sobre um dos desafios na construção do site e da importância do prêmio. “Um grande desafio para a equipe foi o desenvolvimento de um modelo viável para a tradução completa do sistema em linguagem de sinais. Obtivemos muito sucesso e a PRODAM com a SMPED, serão referências importantes no design de interfaces amigáveis à surdos”, ressaltou.

Para Valéria Ramos Branco, também da comissão de acessibilidade da empresa, é importante a formação de uma consciência da responsabilidade da PRODAM na inclusão digital. “Este foi mais um passo dado na busca desta conscientização de que somos responsáveis em oferecer a todos os munícipes, a possibilidade e a facilidade de utilização dos serviços públicos oferecidos pela prefeitura de São Paulo na Internet, viabilizando a inclusão digital”, disse.

A cerimônia de premiação do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web – Todos@Web foi realizada no auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Memorial da América Latina. Durante a premiação, o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida agradeceu o envolvimento de todos e ao apoio competente da PRODAM na criação do site.

Para conhecer todos os projetos premiados, clique aqui.

Veja mais:

Prêmio Acessibilidade Web