Prêmio Acessibilidade Web

“Uma web para todos, em qualquer dispositivo, em qualquer lugar, segura e confiável”. Essas premissas básicas para uma internet acessível determinaram a classificação do Programa Censo-Inclusão de Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo, para a fase final do Prêmio Nacional de Acessibilidade.

Por determinação do Comitê Gestor da Internet, o W3C, em parceria com a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, com a Associação Brasileira das Agências Digitais (Abradi) e a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, está realizando o primeiro Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, que acontecerá no dia 14 de junho de 2012.

Há mais de dez anos o W3C, consórcio internacional com a missão de conduzir a web ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam a sua evolução permanente, desenvolve diretrizes de acessibilidade digital. Essas diretrizes, que também possuem dicas técnicas, devem ser aplicadas em websites para que as barreiras de acesso sejam eliminadas ou reduzidas.

Essas técnicas permitem que navegadores e tecnologias assistivas (como leitores de tela) compreendam a página de forma adequada e apresentem ao usuário um resultado claro, inteligível e sem barreiras. Por isso, o consórico está à frente dessa premiação. “Estarmos citados pelo W3C já é um prêmio. Eles são um consórcio que estabelecem padrões. Até no que se refere a legislação, muitos países se baseiam neles. Esperamos que essa exposição seja positiva”, disse Aracy Maria Bernardes Gonçalves, colaboradora da PRODAM e coordenadora da comissão de acessibilidade digital da empresa.

Ermógenes Daniel Palácio, um dos profissionais da PRODAM, responsáveL pelo desenvolvimento do site do Censo-Inclusão, também valorizou a participação na premiação. “O fato de termos chamado a atenção do W3C, que montou uma comissão para avaliar nosso site é muito positiva. Eles avaliarão especificamente nosso produto. Isso vai permitir que com as considerações que eles façam, nós possamos melhorar vários outros produtos da PRODAM”.

O site do Programa Censo-Inclusão de Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo, que disputará na categoria “Projetos Web – Governo/Instituições”, foi totalmente desenvolvido pela PRODAM.

O programa tem por objetivo facilitar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao atendimento das necessidades das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Instituído com base na Lei nº 15.096, de 5 de janeiro de 2010, o levantamento visa a identificação, mapeamento e cadastramento do perfil socioeconômico das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, no âmbito do município de São Paulo. O programa foi desenvolvido para ser um sistema de gerenciamento e mapeamento do Censo-Inclusão e Cadastro-Inclusão. “Este é o melhor produto que nós temos em termos de acessibilidade”, afirmou Laércio Sant’Anna, profissional que também integra a comissão de acessibilidade.

O Cadastro-Inclusão já conta com 14.297 cidadãos cadastrados pelo site. “Após uma campanha forte da SMPED, obtivemos muito mais respostas. Por isso, prorrogaram o fim do censo para o dia 21 de agosto”, disse o colaborador Marcílio Rossi.

Os projetos estão divididos em quatro categorias: Governo/Instituições; Serviços/E-commerce; Entretenimento/Cultura/Educação/Blogs; Tecnologias assistivas/Aplicativos. O Programa Censo-Inclusão de Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo concorre na categoria Governo/Instituições, com mais quatro web projetos, que são: Adeva, Fundação Dorina Nowill para Cegos, Portal da Prefeitura Municipal de João Pessoa e Portal da Prefeitura de Rio das Ostras.

No dia 14 de junho serão divulgados os vencedores de cada categoria.