Centro Educacional atua na capacitação dos servidores municipais

Atualmente localizado na avenida Zaki Narchi, zona norte da capital, no segundo andar do prédio da Escola de Formação do Servidor Público Municipal, o Centro Educacional PRODAM completa este ano 25 anos de trabalho de capacitação dos sistemas PRODAM e aplicativos de microinformática para servidores públicos municipais.

Nos últimos três anos, a PRODAM, em parceria com outras secretarias, ministrou cursos à distância (EAD) para cerca de 12 mil servidores, faltando apenas 2 mil para atingir a meta da Agenda 2012. Os cursos presenciais ainda respondem pelo maior volume, sendo que cerca de 7.500 alunos frequentaram as salas de aula da PRODAM em 2011. Além dos treinamentos voltados às secretarias municipais e subprefeituras, o Centro Educacional também ministra cursos para programas sociais, como Jovem Tec e Terceira Idade.

Atualmente, os cursos da PRODAM, sejam presenciais ou à distância, utilizam a plataforma de e-learning. Além disso, o Centro Educacional apoia outras escolas da prefeitura na utilização dos recursos da plataforma de e-learning para realização de seus cursos, dentre elas: Escola do Servidor, Escola de Contas (TCM-SP), Guarda Civil (SMSU) etc.

A plataforma possui toda a interatividade que a Educação à Distância oferece como fóruns, por exemplo, que permitem ao aluno tirar dúvidas ou lançar temas e até mesmo propor exercícios. Além disso, a ferramenta também oferece uma forma de avaliação por meio de questionários que são automaticamente corrigidos.

O Programa Jovem Tec – programa social da Prefeitura Municipal coordenado pela PRODAM – também adota a plataforma de EAD em seus cursos, combinando o conteúdo das apostilas on-line com aulas presenciais ministradas na unidade Zaki Narchi. Atualmente, todas as Diretorias Regionais de Ensino (DREs), da Secretaria Municipal de Educação (SME) estão contempladas nesse programa.

E no ano em que completa 25 anos de atividades, o Centro Educacional tem muito que comemorar. Como reconhecimento pela contribuição no programa global educacional para o desenvolvimento dos arquitetos de rede do futuro Cisco Networking Academy, foi concedido ao Centro Educacional o certificado de Cisco Networking Academy, que aprovou mais dois cursos do portfólio Cisco, o CCNA e o CCNA Security, conteúdos que serão oferecidos aos servidores municipais e aos alunos do Programa Jovem Tec.