Tecnologia nos mutirões para cadastro e atualização no CadÚnico

Ação visa pessoas de baixa renda que estão com dados desatualizados Ação visa pessoas de baixa renda que estão com dados desatualizados


Desde segunda-feira (13), a Prefeitura de São Paulo está realizando mutirões semanais em diversos bairros da capital para cadastramento e atualização do CadÚnico. “Muitas pessoas não tiveram acesso aos programas sociais e benefícios oferecidos às pessoas de baixa renda na pandemia por estarem com seus dados desatualizados”, explica a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Berenice Giannella.

Além dos mutirões, o cidadão que quer se cadastrar ou atualizar seus dados no Cadastro Único (CadÚnico) pode fazer agendamento on-line para ser atendido em uma das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade de São Paulo. O serviço disponibilizado pela Prefeitura, desde 2019, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, com sistema de agendamento desenvolvido pela Prodam.

O CadÚnico permite o acesso a diversos programas sociais, como o Bolsa Família, Renda Mínima, Renda Cidadã, Ação Jovem, Benefício de Prestação Continuada, ID Jovem, Carteira do Idoso, Passe Livre, Leve Leite, Viva Leite e Tarifa Social de Energia Elétrica.

Para cadastro, é preciso ter em mãos os documentos de todas as pessoas da família, como RG e CPF. Comprovante de residência e declaração de matrícula das crianças e adolescentes não são itens obrigatórios, mas ajudam no momento do atendimento.

Em parceria com a Educação, os mutirões serão realizados em CEUs escolhidos estrategicamente, e os atendimentos seguirão os protocolos sanitários, garantindo organização da fila e EPIs básicos para o atendimento.

Já para agendamento on-line, o endereço é http://agendacadunico.prefeitura.sp.gov.br. Por meio do link, o munícipe pode escolher dia, hora e local do atendimento.