Capela do Socorro é a oitava unidade do Descomplica SP inaugurada

Case em serviços e atendimento de excelência, conectando pessoas à Prefeitura Case em serviços e atendimento de excelência, conectando pessoas à Prefeitura (foto_Secom)

A população da região de Capela do Socorro ganhou nesta sexta-feira (03/07) uma unidade do Descomplica SP, um serviço de atendimento público inovador e com um novo padrão de atendimento. Case em serviços e atendimento de excelência, conectando pessoas à Prefeitura.

O Descomplica SP é um serviço da Prefeitura de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Inovação e Tecnologia, desenvolvido pela Prodam. “Mais de 99% dos usuários aprovam os atendimentos nas unidades do Descomplica SP. Esse é o tipo de serviço que a gente quer ver replicado para qualquer repartição pública”, afirmou o prefeito Bruno Covas.

Disposta em um espaço de 800 m², a unidade entrou em pré-operação no dia 29 de junho e oferece 270 serviços de 12 órgãos e secretarias como cadastro para recebimento de benefícios sociais, requerimento de seguro-desemprego, informações ao empreendedor, alistamento militar, desbloqueio da senha web, entre outros.

O presidente da Prodam, Alexandre Amorim, ressaltou o DNA da Prodam no Descomplica SP. “Além do desenvolvimento do programa, somos responsáveis por todo treinamento no atendimento inovador e pela estrutura de infra tecnológica. A experiência do cidadão com o atendimento da Prefeitura é especialidade da Prodam, seja tecnologicamente, seja com as unidades do Descomplica”, frisou.

O secretário de SMIT, Juan Quiróz, disse que o Descomplica SP desburocratiza o acesso da população aos serviços da Prefeitura. “Todos os colaboradores recebem treinamento e são capazes de oferecer aos cidadãos as orientações e informações necessárias sobre o serviço que procuram”, disse.

Funcionamento na quarentena

Seguindo os protocolos de prevenção à covid-19, a unidade opera com apenas 20% de sua capacidade, horário reduzido e diversas recomendações de distanciamento e higiene, como o uso obrigatório de máscara.

A unidade da Capela do Socorro estará aberta de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h, e para que não haja aglomeração de pessoas, só prestará serviços com agendamento prévio, disponível na Central 156 ou no site do Descomplica SP. Quem for à unidade sem data e horário marcados receberá orientação para agendar o serviço.

“Teria que ir até a Zona Norte para dar entrada no seguro desemprego. Fiquei feliz em saber da criação desse serviço bem próximo da minha casa. A praticidade é bem maior”, afirmou a usuária do serviço, Marli Gonçalves.

O Descomplica SP está alinhado com a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão, liderada na Prefeitura pela Secretaria de Inovação e Tecnologia (SMIT). Além da Capela do Socorro, os paulistanos contam com unidades do programa nas regiões do Butantã, Campo Limpo, Jabaquara, Penha, Santana/Tucuruvi, São Mateus e São Miguel Paulista.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, as unidades do Butantã, Santana/Tucuruvi, Jabaquara e São Mateus estão abertas exclusivamente para serviços de auxílio emergencial e seguro desemprego, oferecidos pelo Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo - Cate e que devem ser agendados. Já a unidade do Campo Limpo está aberta seguindo o mesmo protocolo de prevenção implementado na Capela do Socorro.

“Esse programa é um exemplo que já vinha do Governo do Estado desde a década de 90 e que por questões partidárias não era replicado no município”, finalizou o prefeito Bruno Covas.

Entenda como funciona o agendamento

Pela internet
Acessando a página principal do Descomplica SP no endereço descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br/, é exibida uma barra de opções na parte superior. Clicando na terceira opção da esquerda para a direita, AGENDAMENTO, o usuário é direcionado para a página com o Passo a Passo do agendamento eletrônico com a lista de todos os serviços disponíveis.

Pela Central 156
Para facilitar o acesso, ao entrar a gravação é necessário teclar as opções 6-6-2. Primeiro, os atendentes verificarão se o cidadão pode solicitar o serviço desejado pelo Portal SP156, evitando deslocamentos desnecessários, diminuindo a exposição ao contágio do coronavírus.

Caso não seja possível, indicarão o melhor dia e horário para o atendimento presencial. Os cidadãos serão orientados sobre a importância de evitar faltas, para não prejudicar quem também aguarda pelo serviço.

O atendimento é finalizado com o número de protocolo e com a lista de documentos que devem ser apresentados no dia do atendimento.

Chegando ao Descomplica SP no dia e hora marcados, os atendentes da unidade recepcionarão as pessoas conferindo se a data de agendamento está correta. Em seguida, é feito o encaminhamento às mesas de atendimento.