Cartografia 3D da capital está no GeoSampa

Iniciativa auxilia na execução de politicas públicas e desenvolvimento de estudos Iniciativa auxilia na execução de politicas públicas e desenvolvimento de estudos

A cartografia 3D de toda a cidade de São Paulo está disponível no GeoSampa. Com a nova atualização na plataforma, o cidadão poderá visualizar edificações, árvores e obras de arte de forma tridimensional no mapa digital da cidade.

A iniciativa auxilia na execução de politicas públicas e desenvolvimento de estudos como, por exemplo, analisar a disposição de redes de energia em relação às árvores de uma rua ou praça, de modo a otimizar as atividades de manutenção e zeladoria ou, verificar as áreas mais ou menos verticalizadas e/ou mais ou menos arborizadas.

Os dados foram obtidos por meio de aerolevantamento realizado entre maio e julho de 2017 pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano, Fazenda e Verde e Meio Ambiente, a partir da tecnologia de laser. Conhecida como LiDAR (Light Detection and Ranging), a tecnologia não apresenta apenas uma imagem de satélite ou fotografia área do território, mas uma representação geométrica de alta resolução da cidade.

De acordo com a secretaria de municipal de Desenvolvimento Urbano, a cidade de São Paulo foi a primeira da América do Sul a disponibilizar, de forma livre, os dados obtidos por laser de todo seu território.

Referência de transparência em informações georreferenciadas da capital, o GeoSampa, plataforma digital desenvolvida pela Prodam em parceria com a secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano, conta com apoio de diversas pastas da administração pública municipal. Todo conteúdo disponibilizado no GeoSampa é constantemente atualizado pelas secretarias responsáveis.

Veja como consultar e baixar a camada

Para visualizar o levantamento LiDAR 3D, acesse o Portal GeoSampa, clique no ícone LiDAR 3D, selecione a área desejada no mapa e escolha MDS (Modelo Digital de Superfície) ou MDT (Modelo Digital de Terreno). Por fim, clique em visualizar para abrir uma nova aba de seu navegador e veja o modelo 3D da área escolhida.

Os arquivos também estão disponíveis para download – em formato LAZ (LAS compactado), tendo precisão na ordem de 10cm e densidade média de 10 pontos/m². Para baixá-los, clique em “Download de Arquivos” e selecione o tipo MDS.