Avança implantação do Prontuário Eletrônico na rede de saúde municipal

 Aplicação permite atualização do histórico do paciente Aplicação permite atualização do histórico do paciente

A modernização dos sistemas de saúde da cidade de São Paulo segue com a ampliação da utilização de Prontuário Eletrônico do Paciente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital. O sistema está hospedado na Prodam, que é responsável também pela sustentação de infraestrutura e monitoramento da aplicação.

Já disponível em 103 UBSs, o prontuário eletrônico está em processo de implantação em outras 140 unidades. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, até o fim de fevereiro haverá a efetivação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) em 36 unidades de saúde. A implantação está sendo realizada em parceria com o Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS), uma organização social de saúde.

O prontuário eletrônico permite a atualização do histórico do paciente, o que contribui para um diagnóstico mais ágil. Por meio do PEP, medicamentos prescritos e exames solicitados ficam armazenados no histórico do paciente. O recurso também aprimora a gestão de fluxo de atendimentos na unidade por meio de painel de chamada, fila eletrônica para todos os setores desde o acolhimento até a vacinação. Além disso, é integrado a sistemas como os de laboratório, imagem, financeiro, estoque, entre outros e funciona padronizado de acordo com o perfil da unidade de saúde.

A implantação do recurso avança também na assistência hospitalar. Os 11 hospitais gerenciados pela Autarquia Hospitalar Municipal, que tem implantado o Sistema de Gestão Hospitalar (SGH), já utilizam a ferramenta.

A modernização do sistema é gradativa e deve chegar a 100% da meta ao final de 2020.