Equipe Prodam participa de entrevista para vídeo case sobre o Empreenda Fácil

Projeto irá divulgar case de sucesso na Prefeitura de São Paulo Projeto irá divulgar case de sucesso na Prefeitura de São Paulo

Responsável pela desburocratização, agilidade e transparência no processo de abertura de empresas na cidade de São Paulo, o Empreenda Fácil ajudou a melhorar a posição do Brasil no ranking Doing Business, do Banco Mundial. São Paulo sozinha responde por 61% da pontuação do país no ranking de 2019, que passou da 176ª para 138ª posição.

Para falar do papel da tecnologia, que garantiu o desenvolvimento, implantação e também a sustentação do programa Empreenda Fácil, João Henrique Victorino Silva, que integrou a equipe técnica da Prodam no projeto, foi entrevistado pela equipe de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), da SMIT, para produção de vídeo que irá divulgar os cases de sucesso dentro da Prefeitura de São Paulo.

Durante a entrevista, João Victorino contou que o projeto teve início em junho de 2016. Foi utilizada uma estrutura multidisciplinar, envolvendo 12 profissionais (1 analista de negócio, 4 analistas de sistemas, 6 desenvolvedores e 1 arquiteto) e o desenvolvimento da plataforma contou com o uso de muita prototipação, que facilita o entendimento dos requisitos de uma aplicação, e especificação de fluxos de negócio.

Para o profissional, que atualmente trabalha com inovação, na GDN, o uso de tecnologias na administração pública torna os serviços fornecidos à população mais fáceis de usar, menos burocráticos e mais transparentes. “O maior desafio não é a tecnologia em si, mas a mudança de processo e da forma de pensar”, pondera.

Melhoria no ambiente de negócios

Lançado em maio de 2017, o Empreenda Fácil permite o licenciamento de empresas de baixo risco (80% da atividade econômica da cidade) em até três dias e meio, reduzindo a burocracia para a abertura de novos empreendimentos em São Paulo. Antes, os procedimentos levavam mais de cem dias e exigia a peregrinação do empreendedor entre órgãos municipais, estaduais e federais, agora reunidos em uma mesma plataforma. Outro diferencial é que o processo agora é autodeclaratório, levando em consideração a palavra do empreendedor e confiando no cidadão. As informações são checadas posteriormente por meio de fiscalizações automatizadas e integradas que propiciam a redução de eventuais fraudes e irregularidades existentes.

Vinculado às secretarias da Fazenda e de Inovação e Tecnologia, Prodam e outras pastas, o sistema já registra a abertura de mais de 198 mil empresas, mais de 554 mil consultas de análise de viabilidade e mais de 58 mil licenças emitidas.

Por meio do portal www.empreendafacil.prefeitura.sp.gov.br o empreendedor realiza as três etapas do processo: análise de viabilidade, registros municipal, estadual e federal e licenciamento municipal (quando necessário).