Descomplica alcança um milhão de atendimentos

O programa de inovação em atendimento ao cidadão paulistano, o Descomplica SP, alcançou a marca de 1 milhão de atendimentos no começo de janeiro. O projeto da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Inovação e Tecnologia (SMIT) e serviços e inteligência Prodam, é aprovado por 99% das pessoas atendidas.

O Descomplica surgiu em 2017 com a proposta de inovar o atendimento ao cidadão. Inspirado no programa Poupatempo do Governo do Estado de São Paulo, o programa foi além e inseriu propostas como o atendimento lado a lado, o Descomplica Digital e o conceito de que não existe “o não é aqui”.

Uma das inovações do Descomplica SP é o atendimento lado a lado. Servidor e cidadão estão mais próximos, reforçando os conceitos de colaboração, parceria e transparência.

É uma mudança de perspectiva que faz toda a diferença. Trata-se de uma medida simples – aparentemente só a retirada de um balcão, de uma bancada – mas que estimula a relação de confiança entre agente público e cidadão.

O Descomplica SP Digital é um espaço de cidadania digital para conhecer, aprender e acessar serviços eletrônicos. Os atendentes são capacitados para entender a necessidade, identificar o serviço correspondente e ajudar o cidadão a realizar cada etapa do serviço.

O conceito de que não existe “o não é aqui” é simples: não dá para sair do Descomplica SP sem uma solução.

Atualmente a cidade de São Paulo possui seis unidades do programa nas zonas Leste, Oeste, Norte e Sul da capital, em São Miguel Paulista, Butantã, Campo Limpo, Santana/ Tucuruvi, Jabaquara e São Mateus. O Descomplica SP terá mais uma unidade inaugurada até o final de janeiro, na Penha.

“A Prodam faz parte desta história. Construímos toda a infraestrutura tecnológica, desenvolvemos os novos conceitos e treinamos os atendentes para inovar cada dia mais na prestação de serviço à sociedade”, explicou o presidente, Gelso Lima.

O secretário da SMIT, Juan Quiróz, destacou que com o Descomplica SP, o munícipe tem acesso aos serviços essenciais da Prefeitura e de órgãos parceiros perto de sua residência. “Evitando seu deslocamento até outras regiões, garantindo conforto e atendimento em um único ambiente”.

Informações detalhadas sobre o programa estão disponíveis em https://descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br