Com o Empreenda Fácil, Brasil sobe 38 posições no ranking Doing Business 2020

São Paulo responde por 61% da pontuação do país no ranking São Paulo responde por 61% da pontuação do país no ranking

O relatório Doing Business 2020, publicado pelo Banco Mundial, trouxe o Brasil subindo 38 posições no quesito “abertura de empresa”, desde 2018, mostrando a melhoria crescente do ambiente de negócios do país para investimento. Na edição passada, o relatório já apontava o Empreenda Fácil, como a principal condicionante para esta subida no ranking mundial.

Desde a criação do Empreenda Fácil, passamos da 176ª para 138ª posição. Vinculado às secretárias da Fazenda e de Inovação e Tecnologia, Prodam e outras pastas, o programa é responsável por São Paulo sozinha responder por 61% da pontuação do país no ranking.

“Com a Prefeitura colaborando na criação de um bom ambiente de negócios, empresários e empreendedores que acreditam e investem no Brasil, podem colher bons frutos – e este reconhecimento é prova disso. Que essa visibilidade internacional coroe nossos esforços para modernizar São Paulo, atraindo capital empreendedor”, destaca Juan Quirós, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

O relatório Doing Business é publicado anualmente e está vinculado ao Banco Mundial, que monitora a regulamentação e implantação de negócios em 190 países.

Sobre o Empreenda Fácil

Lançado em maio de 2017, o Empreenda Fácil permite o licenciamento de empresas de baixo risco (80% da atividade econômica da cidade) em até três dias e meio, reduzindo a burocracia para a abertura de novos empreendimentos em São Paulo. Antes, os procedimentos levavam mais de cem dias e exigia a peregrinação do empreendedor entre órgãos municipais, estaduais e federais, agora reunidos em uma mesma plataforma. Outro diferencial é que o processo agora é autodeclaratório, levando em consideração a palavra do empreendedor e confiando no cidadão. As informações são checadas posteriormente por meio de fiscalizações automatizadas e integradas que propiciam a redução de eventuais fraudes e irregularidades existentes.

O sistema já registra a abertura de mais de 187 mil empresas, mais de 517 mil pedidos de análise de viabilidade e cerca de 54 mil licenças ativas.

Por meio do portal www.empreendafacil.prefeitura.sp.gov.br o empreendedor realiza as três etapas do processo: análise de viabilidade, registros municipal, estadual e federal e licenciamento municipal (quando necessário).