Seminário discutiu desafios e oportunidades para estatais de TIC

Encontro em Ribeirão Preto reuniu diversas empresas estatais Daniel Glaessel, diretor-presidente da Prodam, durante o encontro

As empresas públicas de tecnologia e de comunicação – TIC têm grandes desafios nos próximos anos. Para discutir, propor soluções e trocarem experiências, diversas empresas estatais do ramo se reuniram em Ribeirão Preto. A Prodam foi uma das participantes. “Estamos mudando o mindset do governo para aproximar o governo do cidadão”, afirmou o diretor-presidente, Daniel Glaessel.

No painel “O processo de transformação: experiências de algumas estatais”, Daniel apresentou como a PRODAM se adequou à Lei Federal 13.303/2016 e o planejamento e ações visando à implantação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). “Atuamos em três frentes para adequação da lei das estatais. Com a normatização da empresa, com os comitês e as unidades organizacionais. Além dos comitês exigidos por lei, o de Auditoria Estatutária e de Elegibilidade, também criamos de Conduta e Integridade. A legislação obriga a adoção de seis políticas. Temos oito e chegaremos a 2020 com mais de 30. É um processo de amadurecimento da governança corporativa da Prodam”, afirmou.

Daniel destacou, ainda, a capacidade técnica da própria organização. “Todo o processo foi conduzido por colaboradores da própria Prodam e o mesmo vem acontecendo com a LGPD”, declarou.

Sobre a LGPD, Daniel destacou a formação de um grupo de funcionários que têm realizado o mapeamento dos dados, o planejamento do plano de capacitação e de comunicação. O presidente da Prodam reforçou o grande desafio que é a proteção e dados para o Brasil e o mundo. “Na Europa, onde temos a GDPR, por exemplo, a conformidade com a lei não atende as expectativas. O objetivo que era de 78% de compliance está em 28%. No Brasil, enfrentaremos grandes dificuldades, mas temos condições de fazermos disto uma oportunidade”, pontuou.

Novos negócios e alguns cases da Prodam, como o Empreenda Fácil, o Descomplica SP, o Tô Legal, o SGZ e outros foram apresentados ao público.

O seminário foi organizado pela Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto (CODERP). Além da Prodam, participaram a Prodesp, a CIJUN, a MTI de Mato Grosso e diversas secretarias municipais. A Sabesp, listada na bolsa de São Paulo e Nova York, participou como convidada.