Tecnologia Prodam gerencia 20 mil toneladas de resíduos da Capital

Inovação e tecnologia na gestão ambiental Inovação e tecnologia na gestão ambiental

Inovação e tecnologia na gestão ambiental. As 20 mil toneladas de lixo que a cidade de São Paulo produz são gerenciadas por um sistema eletrônico da Prodam, o Siscor (Sistema de Controle de Resíduos Sólidos Urbanos).

O lixo é uma das maiores preocupações dos grandes centros urbanos e a tecnologia da Prodam é uma aliada no controle desses resíduos.

São Paulo gera, em média, 20 mil toneladas diária de lixo - entre resíduos domiciliares, de saúde, restos de feira livre, podas de árvore, entulho etc. Só de resíduos domiciliares são coletados cerca de 12 mil toneladas/dia. Aproximadamente, 3,2 mil pessoas e 500 veículos são utilizados nessa atividade.

Para gerenciar todos esses números, a Prodam desenvolveu em 2003, o Siscor para a Amlurb. Uma solução para o controle e disposição dos resíduos sólidos da cidade de São Paulo. O sistema controla as pesagens e o acesso dos veículos, efetua as medições para controle dos contratos e controla o pagamento e a descarga do entulho de empresas particulares.

Atualmente, a ferramenta está sendo modernizada, e deverá contar com recursos de geoprocessamento e de BI. Além disso, será responsiva possibilitando sua utilização em diversas plataformas.