Prefeitura de São Paulo atinge o marco de 1 milhão de processos em ambiente digital

Fim ao uso de papel na administração municipal Fim ao uso de papel na administração municipal

A Prefeitura de São Paulo atingiu a marca de 1 milhão de novos processos em formato digital, na última semana. Essa iniciativa faz parte programa “Processo Eletrônico”, da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, com soluções e expertise da Prodam, que visa dar fim ao uso de papel na administração municipal, garantir mais transparência aos processos internos, reduzir tempo de burocracia e economizar recursos públicos.

É mais sustentabilidade, transparência e agilidade em processos que são estratégicos para o dia a dia da cidade desde repasse de recursos para compras de merenda, remédio, uniforme; pagamento de prestadores de serviços como creches conveniadas, por exemplo; até abrir ou fechar rua no bairro, cadastro de IPTU ou pedir autorização para fazer uma obra na própria casa.

Desde que o programa foi implantado, em 2015, tendo a Prodam como responsável pela configuração do ambiente, ajustes de parâmetros, treinamentos e hospedagem do sistema -, já são 660 tipos de processos migrados para o modo eletrônico, o que representa cerca de 98% de todo o volume. Mais do que uma economia anual superior a quatro milhões de folhas de papel e outros insumos para a geração e transporte de processos, registra-se a economia estimada em R$ 2 milhões os cofres públicos.

Essa conta é possível porque não há mais gastos indiretos de aluguel e custo de manutenção de arquivos, uma vez que se torna desnecessário o espaço físico para a guarda permanente e manutenção dos processos gerados. Também são eliminados os gastos com pessoal e veículos utilizados na movimentação desses documentos entre os diferentes órgãos da prefeitura. Saiba mais detalhes aqui.

Com informações da Secom