Prefeitura de São Paulo abre inscrições para contratação ágil de soluções em tecnologia

O programa PitchSampa agiliza contratação de soluções inovadoras e inteligentes para a cidade. As inscrições do edital ficam abertas até 29 de maio

Nesta semana, a Prefeitura de São Paulo, por meio da secretaria municipal de Inovação e Tecnologia, lançou o programa PitchSampa, que permite a contratação de projetos de soluções abertas de microempresas e empresas de pequeno porte.

Cerca de 60 pessoas participaram do evento, entre atores do ecossistema de inovação, fundadores de startups e representantes internacionais como Swissnex Brazil , iniciativa público-privada da Secretaria de Estado da Suíça para Educação, Pesquisa e Inovação. Inscreva-se aqui

“Estamos mudando a lógica tradicional de se contratar tecnologia, em que o governo aponta detalhadamente a solução que deseja. Com o PitchSampa, lançamos os nossos desafios para que o ecossistema de inovação traga soluções, assim ampliamos o escopo de alternativas possíveis para resolver o problema”, explica Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

Nesta edição, o programa apresenta dois desafios na área de atendimento ao cidadão e gestão de equipamento que serão selecionados ao longo do processo.

Desafio 1
Como verificar, de forma automatizada, a qualidade das respostas dadas ao cidadão por meio do SP156?

Desafio 2
Como automatizar e otimizar, de forma segura, o monitoramento das unidades dos Telecentros (frequência dos agentes de inclusão, disponibilidade de internet e o uso das máquinas)?

Para participar, os candidatos devem se inscrever (aqui), enviar um vídeo de até dois minutos e um plano para o desenvolvimento e implementação da proposta. O Pitchsampa é uma iniciativa inspirada em outras ações já realizadas como o Concurso de Projetos do Mobilab, da própria Prefeitura, e no Pitch Gov.SP do governo do Estado de São Paulo, em que startups apresentam soluções inovadoras para auxiliar no enfrentamento dos problemas enfrentados pelo governo paulista.

“Acho que a cidade tem muito a ganhar com essa iniciativa da gestão pública de se aproximar do ecossistema de inovação e empreendedorismo, reconhecendo seus desafios e apostando em relações de ganha-ganha, em que o principal usuário afetado positivamente seja o cidadão na ponta”, afirma Sylvia Romanelli, Head de Empreendedorismo e Inovação da Swissnex Brazil.

O edital adota a modalidade “concurso de projetos”, prevista na Lei de Licitações (8.666/1993), com planejamento ágil de entregas, atribuição de papéis e responsabilidades, além de fortalecer a parceria entre empresas e a iniciativa pública para apontar soluções.

Até três projetos por desafio serão premiados com o valor de 6 mil reais, avaliados por uma comissão de julgamento formada por servidores públicos especialistas nos temas dos desafios e em TI. Após essa fase, haverá um período de dois dias de imersão, para que os projetos classificados possam desenvolver uma prova de conceito da ideia apresentada.

A melhor prova de conceito receberá o montante de até 74 mil reais para desenvolver a solução juntamente com uma equipe do governo, que apoiará a implementação da proposta e a transferência da tecnologia para o setor público.
Com o PitchSampa, além de fomentar o ecossistema de inovação da cidade no desenvolvimento de soluções para os desafios da maior capital da América Latina, a Prefeitura de São Paulo possibilita que essas soluções sejam absorvidas e replicadas na administração pública. Dessa forma, é possível consolidar um ambiente favorável a inovações que correspondam à realidade de São Paulo na construção de uma cidade mais inteligente e humana.

Saiba mais: pitchsampa.prefeitura.sp.gov.br

 

Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia, fala sobre o lançamento do Programa PitchSampa, realizado no auditório do MobiLab

#PraCegoVer

Auditório do Mobilab com cerca de 30 pessoas, entre homens e mulheres, sentados em cadeiras. Eles estão em formato meia lua e o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg, está de pé ao centro com microfone na mão.