Campo Limpo ganha unidade do Descomplica SP

Inauguração do Descomplica SP de Campo Limpo Inauguração do Descomplica SP de Campo Limpo

A população de Campo Limpo, na zona sul da capital, ganhou um programa de atendimento à população, com conforto, eficiência e agilidade. O Descomplica SP, da Prefeitura de São Paulo, foi inaugurado nesta quarta-feira (3) e, nele, o cidadão tem à disposição mais de 360 serviços de órgãos da própria Prefeitura, do Detran, da Sabesp, do Poupatempo, da SPTrans e serviços bancários.

O serviço é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) e Subprefeitura de Campo Limpo, com tecnologia e inteligência da Prodam.

A empresa é responsável pela implantação da infraestrutura de rede, da integração dos sistemas e dos treinamentos do novo conceito de atendimento ao cidadão paulistano. “Somos parceiros nesta iniciativa que leva à sociedade um novo padrão de excelência no atendimento, com agilidade e eficiência. É tecnologia e inovação para facilitar a vida da população”, destacou Daniel Glaessel Ramalho, presidente da empresa.

A grande novidade do Descomplica SP Campo Limpo é o atendimento lado a lado. Servidor e cidadão passam a estar mais próximos, reforçando os conceitos de colaboração e parceria.

A unidade integra os serviços de mais 12 secretarias e órgãos municipais. Está disposta em um espaço de 1.400 m² e tem capacidade para mais de 2 mil atendimentos diários, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

"A gente precisa buscar unificar todos os serviços em um só local, para que a população seja bem atendida e não tenha que se deslocar. Esta é a filosofia aqui do Descomplica, atender bem a nossa população", disse o prefeito Bruno Covas.

Serviços oferecidos

Inspirado no programa Poupatempo, o Descomplica SP Campo Limpo oferece serviços como recolocação no mercado de trabalho, pedido de Seguro Desemprego, solicitação de Bilhete Único para Idoso e Pessoa com Deficiência, além da emissão da Carteira de Trabalho, entre tantos outros. Conta, ainda, com serviços que são largamente solicitados pela população da região, como o atendimento do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), da Sabesp e do Banco do Brasil. A iniciativa reforça a parceria entre as diferentes esferas de governo.

Outra inovação que chega em primeira mão no Descomplica SP Campo Limpo é o DigiLab. Os antigos Telecentros, que fizeram parte do primeiro programa de inclusão digital da cidade, tiveram seu conceito revisto e funcionarão como um coworking público.

O Descomplica SP Digital disponibiliza tutores para estimular a população a utilizar serviços eletrônicos. A ideia é simples: não dá para sair do Descomplica SP sem uma solução. Se o cidadão for lá para resolver um serviço que não é de competência da Prefeitura, servidores treinados apoiarão a localização dos procedimentos disponíveis na internet.

“Queremos levar as ações da Prefeitura para quem mais precisa. Descentralizando os serviços do município, evitamos que a população tenha que deslocar-se até o centro expandido. Na prática, significa mais conforto, menos tempo e menores gastos para o cidadão”, concluiu Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

*Com informações da Prefeitura de São Paulo e da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT)

Veja também:

Mais de 100 funcionários do futuro Descomplica SP em Campo Limpo recebem formação e capacitação