Projeto Internet PRODAM

A PRODAM está neste momento em um processo de melhoria do acesso à Internet, um plano para toda a Prefeitura. A ação visa alcançar o aumento de banda e a contingência de Internet e está dividida em três fases. A primeira, que já está concluída desde o fim de janeiro, é tornar a PRODAM um Autonomous System (AS), um domínio de roteamento da Internet. A segunda fase é a contratação de links de acesso à Internet, contemplando o contingenciamento de operadoras e a terceira fase é a participação no Ponto de Troca de Tráfego (PTT) de Internet. Ao final das três fases, a PRODAM poderá aperfeiçoar os serviços prestados à Prefeitura e minimizar a vulnerabilidade de interrupção destes serviços.

O projeto é fundamental para a PRODAM. A banda de Internet contratada está chegando ao limite e é necessário que uma expansão seja realizada. Os links de Internet já estão com mais de 90% da banda utilizada. Atualmente a empresa tem dois acessos, um de 155 Mbps e um de 54 Mbps da mesma operadora e com o projeto irá contratar links com capacidade de até 1 Gigabit (1 Gbps) de operadoras distintas. A estimativa inicial é de 350 Mbps, podendo chegar a velocidade de 1 Gbps, conforme o crescimento da demanda.

Existem alguns pré-requisitos para que seja possível alcançar a contingência de Internet e o primeiro deles foi elevar o site PRODAM para o status de Autonomous System (AS) com seus próprios blocos de endereços IP. Sendo um AS, a empresa poderá dispor de links de diferentes provedores de internet, simultaneamente, alcançando a desejada contingência de acesso. Isto significa que, caso ocorra uma interrupção no acesso ao provedor de Internet principal, seja por falha na rede do provedor ou por falha no link de acesso, automaticamente e de forma transparente, o provedor secundário assume a carga de tráfego. O status de AS também permite a participação no Ponto de Troca de Tráfego (PTT) de Internet.

O PTT é um ambiente operacional de troca de tráfego sem custo, gerido pelo CGI.br, o comitê gestor da Internet no Brasil. Neste cenário de participação no PTT, quando se busca um conteúdo na Internet, ao invés de consumir a banda disponível nos próprios links de acesso, o tráfego é direcionado para o Ponto de Troca de Tráfego, uma conexão direta ao conteúdo e sem nenhum custo.

Com a iniciativa a empresa poderá reduzir custos, expandir a capacidade e incrementar a confiabilidade do acesso, além de deixar o serviço para o munícipe sempre disponível e sem interrupções, com independência quanto ao provedor de serviços de internet. Atualmente, se o provedor falhar, o munícipe não consegue acessar o portal da Prefeitura. Como a PRODAM terá redundância de operadoras e o próprio bloco de endereçamento IP, se uma operadora cair, o munícipe continuará acessando pela segunda operadora e o principal é que o chaveamento para o segundo provedor ocorre de maneira transparente, sem interrupção, tanto para a Prefeitura quanto para o munícipe.