PRODAM expande serviços de Nota Fiscal Eletrônica

A PRODAM expandiu seus serviços de Nota Fiscal Eletrônica para mais uma cidade. A prefeitura de Blumenau lançou no dia 14 de março, o Portal Nota Blu, como é chamada a página com os serviços da NF-e. Os trabalhos de customização e integração dos sistemas tiveram início em novembro e começam a ser implantados em treze empresas, que fazem parte do projeto piloto. O modelo do sistema inserido em Blumenau segue a mesma linha de São Paulo e Manaus, inclusive com a possibilidade de abatimento de IPTU para as empresas que utilizarem o sistema.

O Portal Nota Blu esclarece que a denominada Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento gerado e armazenado eletronicamente com o objetivo de registrar as operações de prestação de serviços e será utilizada em substituição aos documentos fiscais convencionais. O Portal ainda explica que a NFS-e possibilitará ao tomador de serviços de Pessoa Física e Condomínio Edifício Residencial utilizar parcela do ISS devidamente recolhido como crédito para abatimento de até 30% do valor do IPTU lançado, similar com o que ocorre na cidade de São Paulo.

A experiência bem sucedida das cidades de São Paulo e Manaus foi determinante para que a prefeitura de Blumenau escolhesse a solução PRODAM para ser implantada na cidade. A escolha se deu após pesquisa realizada em todo o Brasil sobre todos os fornecedores para a implantação da Nota Fiscal Eletrônica. Um dos pontos chaves da contratação do serviço de NF-e da PRODAM foi a estabilidade do sistema, que foi muito bem desenvolvido e atendia todas as necessidades em relação ao ISS. Além disso, o sistema de Blumenau já conta com segurança de certificação digital nos servidores.

Com a contratação do sistema, que vai ficar hospedado na PRODAM e ser operado em Blumenau, a empresa iniciou os trabalhos em novembro passado, com a integração com o sistema tributário de Blumenau e a criação de Web Service específico para troca de informação entre os dois sistemas [de São Paulo e de Blumenau]. Em fevereiro foi realizado o treinamento dos auditores fiscais e das treze empresas que participam agora do projeto piloto. A adesão ao sistema de NFS-e será obrigatória a partir do dia 1º de maio para todas as empresas com um faturamento superior a R$ 240 mil.

Para Malde Maria Vilas Bôas, diretora de Relacionamento e Desenvolvimento II (DRD II) da empresa, esse projeto ressalta a importância da experiência e da competência da PRODAM na transferência, para outros municípios, do conhecimento adquirido na implementação das soluções para a cidade de São Paulo. ”A cidade de São Paulo é referência, e a PRODAM ajuda a viabilizar este apoio aos demais municípios”, destacou.