Prodam implanta software livre para monitoramento

Núcleo Centro de Operações de Rede apresentou o Zabbix à diretoria em junho

Prodam implanta software livre para monitoramento

 

No mês de junho o Núcleo Centro de Operações de Rede, da DIT, colocou em produção o Zabbix, software livre utilizado para o monitoramento de infraestrutura de TI. O Zabbix substitui as diversas ferramentas por uma única solução capaz de monitorar todos os ativos de TIC com maior precisão, como os bancos de dados, baixa plataforma, data center, telecomunicações e aplicações (negócio), possibilitando a correlação de eventos.

A ferramenta também permitiu à Prodam aumentar o número de itens monitorados de cerca de 30 mil para mais de 200 mil, possibilitando a identificação mais rápida de eventuais problemas e a prestação de serviços de maior qualidade em infraestrutura. Zabbix permite a automação no tratamento de incidentes, onde a ferramenta restaura o serviço automaticamente sem a intervenção humana, garantindo menor tempo de indisponibilidade.

“Tivemos um grande ganho técnico com essa ferramenta e por ser uma ferramenta livre tivemos uma economia enorme para empresa. Se fossemos contratar uma solução equivalente a nossa dos principais fornecedores não sairia por menos de R$ 7 milhões. Essa ferramenta foi implantada com mão de obra 100% nossa e os custos para isso foram mínimos: só investimos no treinamento do pessoal”, diz Luiz Basílio Ribeiro, coordenador do Núcleo.

Segundo Anderson Bispo, gerente da GIV responsável pelo NOC, “a evolução da tecnologia é dinâmica e hoje é base para os negócios das organizações. Apenas realizar o monitoramento dos ativos e serviços relacionados à TI não é suficiente. Faz-se necessária uma avaliação do histórico de eventos e, por meio de sua análise e correlação, ter como objetivo a manutenção da disponibilidade e desempenho da infraestrutura de TI”.

“Com o Zabbix, conseguimos sair do reativo e partir para o proativo. O uso de seus relatórios e Dashboards nos permitiu utilizá-lo como fonte de informações para a obtenção de indicadores de gestão que orientem a tomada de decisão e o melhor uso da nossa infraestrutura. Conseguir isso com o uso de um software livre, tendo toda a sua implementação por nossa equipe, torna ainda melhor os ganhos obtidos”, informa ele.

Com a implementação, a Prodam agora conta com uma solução de monitoramento robusta e confiável que suporta todo o ambiente de TIC da Prodam, além de unificar todas as ferramentas de monitoramento em uma única ferramenta que pode monitorar com tempos de checagem menores, substitui a solução de monitoramento da BMC que estava sem suporte e aumenta os itens monitorados.

A opção pelo Zabbix levou em conta uma pesquisa de mercado por uma solução que atendesse a maior parte dos requisitos da empresa, como o fato de ser uma ferramenta estável, robusta e otimizada para o alto desempenho, tendo gerenciamento centralizado com monitoramento distribuído, além de ser uma solução livre licenciada e que não conta com versões comerciais, o que garante o uso e a customização sem contrato e sem limitação de agentes. O Zabbix permite o envio de notificações automáticas por e-mail e SMS, análises de tendência, autobusca interna e externa com autoregistro de agentes e itens monitorados, entre outras vantagens, e tem um baixo custo de investimentos, exigindo apenas a qualificação através de treinamentos.

Luiz Basílio destaca que os ganhos em relação ao ambiente atual passam por um tempo menor de checagem, identificação mais rápida do incidente, correlação de eventos que nos permite identificar a causa raiz do incidente com maior rapidez, por exemplo. “Além disso, agora contamos com uma árvore de serviços com foco no negócio e peso diferenciado para cada ativo, notificações, auxílio no planejamento de capacidade, monitoramento de desempenhos e disponibilidade de banco de dados e aumento do número de itens monitorados.”