Prodam marca presença no Wireless Mundi e CONIP

Nuvem São Paulo, GeoSampa e LabProdam foram os destaques da empresa

No mês de agosto, a Prodam marcou presença em dois importantes eventos da área de tecnologia da informação, o Wireless Mundi, que abordou o tema “Uso da nuvem no setor público” e Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública (CONIP), cujo tema foi "Tomada de Decisões em Tempos Difíceis".

No Wireless Mundi, o presidente da Prodam, Márcio Bellisomi, participou do painel principal sobre as estratégias de nuvem para o setor público e abordou o tema sobre o papel da empresa pública de TI diante dessa nova tecnologia.

Bellisomi destacou que a computação em nuvem é uma tecnologia que possibilita diversas abordagens, pois pode ser utilizada como infraestrutura, plataforma tecnológica ou mesmo para a prestação de serviços de software. Porém o presidente da Prodam destacou que, para cada uma dessas possibilidades, é necessária uma abordagem correta, que preveja a integração dos serviços e que tragam benefícios à gestão pública de forma sistêmica, evitando que ocorram iniciativas individuais sem possibilidade de integração e de uso mais racional. “O setor público precisa desenvolver a capacidade de fazer a integração dessas ações e a orquestração dos diversos tipos de solução em nuvem. É fundamental que a coordenação esteja sob controle da empresa pública de TI”.

Bellisomi disse ainda que a Prodam considera que a nuvem, além de representar possibilidade de redução de custos, pode ajudar principalmente na agilização do desenvolvimento de produtos. “Graças à flexibilidade dessa tecnologia, podemos dar maior protagonismo ao desenvolvedor, trabalhando em conjunto com o demandante dentro de metodologias ágeis, de forma mais participativa, para oferecer soluções mais rápidas e flexíveis, que atendam as atuais expectativas e necessidades dos clientes”.

A empresa também realizou uma palestra técnica sobre os aspectos da Nuvem São Paulo, proposta de computação em nuvem em fase de estruturação. A palestra da Prodam, apresentada por Cristian Latapiat Gonzalez, do Núcleo de Ambiente Operacional (GIS), foi a mais concorrida entre as palestras simultâneas, com mais de 80 participantes, indicando o interesse que o tema desperta hoje nos gestores públicos de TI.

CONIP

No CONIP 2015 a Prodam esteve presente com estande para demonstração do Sistema Geosampa, aplicação desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), que permite integrar informações georreferenciadas de diversas secretarias e demais órgãos públicos em uma única plataforma.

O Geosampa permite que esses órgãos trabalhem sobre um único mapa da cidade e integre informações georreferenciadas de mais de 120 camadas, que podem ser trabalhadas conjuntamente ou separadas de acordo com a necessidade do usuário. Isso facilita o planejamento, melhora o processo de tomada de decisões, possibilita a redução de prazos e agiliza a realização dos investimentos públicos.

O sistema, que utiliza softwares open source (Postgre/PostGIS/GeoServer/Open Layers) despertou interesse de vários gestores públicos que visitaram o estande da Prodam e quiserem conhecer detalhes da solução. 

LabProdam

A Prodam também se fez presente no CONIP com uma palestra do LabProdam, ambiente de inovação da empresa. Alexandre Calil, coordenador do Lab, participou do painel "Encontro dos Laboratórios de Inovação do Governo" e apresentou alguns produtos desenvolvidos pelo Lab como o sistema de localização automática de termos do Diário Oficial Online, o LabDiário, que é enviado diretamente por e-mail para quem necessita fazer esse tipo de pesquisa, além de outras ações como o contador de ciclistas e sistema de contagem a partir de imagens.

Segundo Calil, o feedback recebido da apresentação do LabProdam no CONIP foi muito positivo e as pesquisas desenvolvidas chamaram a atenção. "Recebemos convites para apresentar o Lab e participar de debates em Santos e no Rio de Janeiro."