Prodam participa na Infraestrutura de TIC da segunda UPA da cidade

Equipes da DIT foram responsáveis pela instalação dos cabeamentos na nova unidade 

A segunda Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas inaugurada pela Prefeitura no sábado (24) contou com participação importante da Prodam. A empresa foi a responsável pela implantação de toda infraestrutura de TI da unidade localizada na Vila Santa Catarina, zona sul da cidade. O equipamento está instalado no prédio do antigo hospital Santa Marina e beneficiará 300 mil habitantes dos bairros de Jabaquara, Cidade Ademar e Pedreira. 

Na UPA Santa Catarina, a Prodam acompanhou o projeto desde as reuniões preliminares e contou com as equipes da Diretoria de Infraestrutura e Tecnologia (DIT) para a instalação de cabeamento estruturado, dotando o local com um ponto de rede lógica e elétrica para cada estação de trabalho. Além disso, a equipe instalou vários pontos para impressoras distribuídas na unidade, o link MPLS da Embratel, os pontos que oferecem senha de atendimento e os racks localizados na recepção e na emergência, utilizados para acomodar os equipamentos de comunicação. 

Outra contribuição importante da Prodam foi realizar a execução de toda a rede wi-fi na UPA. Segundo Alexandre Centini, gerente de Processos de Saúde (GRS), “os equipamentos foram adquiridos com antenas, então eles conseguem mudar o layout físico e a rede continua funcionando normalmente. Isso é bem bacana”. 

A unidade de pronto atendimento funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e pode resolver grande parte de casos urgentes, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. De acordo com o Ministério da Saúde, nas localidades que contam com as UPAs, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. 

Um dos objetivos do novo equipamento é auxiliar no atendimento de urgência e emergência da região, direcionado atualmente para o Hospital Municipal Arthur Ribeiro Saboya (Jabaquara). A reabertura do antigo Santa Marina atende a uma demanda histórica dos movimentos sociais e saúde das zonas sul e sudeste. A região sul contabilizava 0,7 leitos por mil habitantes, quando o padrão do Ministério da Saúde é de 2,5 a 3 leitos por mil habitantes. O hospital geral do local estará em pleno funcionamento no final do segundo semestre de 2015, com 170 leitos para atendimento geral, 60 especializados e 30 de UTI. Saiba mais.