Observa Sampa traz os indicadores da cidade

Projeto coordenado por Sempla contou com a parceria da Prodam para sua concretização

A população já pode acompanhar o resultado das políticas públicas adotadas pela Prefeitura de São Paulo. Na segunda-feira, dia 15, durante a última reunião deste ano do Conselho da Cidade, foi lançado o portal Observa Sampa, ferramenta desenvolvida em software livre, que permite o acompanhamento dos indicadores da cidade.

A Meta 118 do programa de metas 2013-2016 objetiva implementar o observatório de indicadores da cidade de São Paulo, visando promover a participação, a transparência e o controle social na administração municipal, o Observa Sampa “traz indicadores que podem orientar ações políticas e ações governamentais”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.

O Portal reúne quase 300 indicadores como, por exemplo, o número de habitantes por conselho participativo, taxa de mortalidade por doenças do aparelho respiratório, número de adolescentes gestantes, taxa de universalização da educação infantil e lixo coletado per capita. São indicadores que permitem revelar a situação das políticas públicas, bem como produzir subsídios que possibilitam acompanhar sua evolução.

Os dados estão disponíveis em uma plataforma aberta para consulta on-line e podem ser baixados em formato aberto. O Portal possibilita realizar cruzamento de dados, comparação e criação de novos indicadores. As buscas também podem ser realizadas por tema e por região, e a visualização dos indicadores pode ser por meio de tabelas, gráficos ou mapas.

Foi uma iniciativa da Sempla (Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão) em elaborar o projeto do observatório e contou com a parceria da Prodam. “Eu queria agradecer a Prodam que foi muito parceira desde o início do projeto, para que o observatório tivesse a cara que tem hoje, muito amigável e inovadora”, disse Leda Paulani, secretária de Sempla.

O diretor de Relacionamento e Desenvolvimento (DRD I), Sérgio Mauro Santos Filho, destacou que esse projeto foi muito importante para a Prodam na questão da inovação tecnológica. “Esse projeto foi uma porta de entrada para a Prodam trabalhar com software livre, e hoje a empresa tem uma experiência acumulada que começou com esse trabalho”.

O Observa Sampa, solução integrada criada na Prodam, é inteiramente desenvolvido em software livre, desde a interface e dos mecanismos de consulta aos gerenciadores dos dados.

Todas as informações do Observatório foram levantadas pelo Comitê Intersecretarial de Indicadores, grupo coordenado por Sempla, e do qual participam representantes da Controladoria Geral do Município (GCM), de 26 secretarias e de empresas públicas municipais.