Prodam e AHM modernizam redes internas para hospitais municipais

Ermelino Matarazzo, Campo Limpo e Tatuapé vão contar com redes internas mais confiáveis, ágeis e seguras

A PRODAM e a Autarquia Hospitalar Municipal (AHM) trabalham em conjunto na ampliação e construção das redes internas de três hospitais: Ermelino Matarazzo, Tatuapé e do Campo Limpo, com redes estruturadas para sustentar sistemas e ferramentas fundamentais, no projeto de informatização e conexão dos hospitais da rede municipal.

A nova infraestrutura contará com salas de TI para os servidores, protegidas e isoladas, novo cabeamento, modificações na topologia de rede, velocidade quadruplicada, rede de redundância através de equipamentos de alta performance, além suportar e transmitir dados para a PRODAM ou outras unidades, se necessário, “Essas redes estarão preparadas para permitir processos como telemedicina, monitoramento remoto, telemetria além de suportar as ferramentas de gestão que já vem sendo implementadas no Hospital do Tatuapé, por exemplo, e que serão adotadas pelas demais unidades da Autarquia Hospitalar” afirma o analista de rede Stanley de Jesus.

De acordo com Stanley, a infraestrutura das novas redes terá mais possibilidades de conexão, melhora e proteção da estrutura elétrica para garantir maior estabilidade, velocidade de link aumentada, instalação de switches e portas de switches. “A capacidade para rodar soluções e ferramentas mais pesadas vai ser muito maior, com excelente estrutura para transmissão de imagens, dados e voz”, detalha.

A previsão é de que o novo trabalho esteja concluído até março de 2015. Stanley explica que o prazo poderia ser menor se não fosse a criticidade do trabalho. “Não podemos paralisar um centro cirúrgico ou uma UTI, por exemplo. Além disso, locais com os riscos envolvidos em um hospital exigem materiais muito específicos para evitar focos de contaminação ou panes e para manter a estrutura protegida e isolada”.

Para ilustrar a criticidade do serviço, quando é preciso parar um centro cirúrgico, é necessário mobilizar todo um aparato, que envolve desde unidades de Bombeiros, SAMU, Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil e Prontos-Socorros das regiões. “Hospitais funcionam 24 horas por dia, sempre tem gente, equipes, enfermeiros, médicos e principalmente pacientes. É preciso um cuidado extremo durante a operação”.

O trabalho vem sendo desenvolvido por uma equipe da Gerência de Telecomunicações (GIC) – com a participação direta dos analistas de rede Lisandro Lehmann e Amílcar Zavata. As novas redes permitirão a instalação de sistemas como o AGHU, Sistema de Gestão Hospitalar, importante ferramenta de gestão internalizado pela Gerência de Processos de Saúde (GRS) da Prodam.