Prodam contrata serviço inovador de backup híbrido

Modelo garante modernização tecnológica, aumento na capacidade de armazenamento e redução de custos 

A Prodam realizou a contratação de serviço de backup em disco com contingência em nuvem. Com a entrega dos equipamentos previstos para o final de novembro e o início da operação em dezembro, o modelo adotado traz atualização tecnológica, aumento da capacidade de armazenamento e redução nos custos. 

Com a opção pela contratação de uma solução híbrida e inovadora no mercado, a empresa avança em direção a uma modernização tecnológica no seu processo de backup, uma vez que alia armazenamento de dados em espaço físico local e na nuvem. “Os equipamentos vão ficar instalados fisicamente nos data centers da Barra Funda e Pedro de Toledo, com uma terceira contingência na nuvem, ou seja, o espelhamento dos dados também para a nuvem”, explica Marcelus Guirardello, gerente de Produção (GIP) e de Suporte à Infraestrutura (GIS). Isso proporciona melhora no desempenho entre a transferência de dados e garante máxima confiabilidade no processo de restauração das informações e disponibilidade ao sistema. Marcelus ressalta que o backup em nuvem é seletivo, permitindo escolher o que será armazenado podendo no caso ser informações não sensíveis ou sigilosas. 

Além disso, a empresa muda o sistema de armazenamento que vem sendo adotado há quase 25 anos, de fita para disco. “Quase não se consegue achar mais as fitas para reposição, o que dificulta fazer backups novos. Por sua vez, com o backup em disco local o processo é muito mais rápido”, comenta Marcelus. 

O aumento na capacidade de armazenamento é outra característica que se destaca na contratação do serviço: um pentabyte de espaço físico. Esse valor seria dividido em dois conjuntos de equipamentos de 500 terabyte cada, um localizado na Barra Funda e outro na Pedro de Toledo, e ainda teria 500 terabytes na nuvem. "Como eles são redundância um do outro, efetivamente eu consigo armazenar 500 terabytes de dados úteis. O tamanho de nosso backup hoje não passa de 200 tera com crescimento de 15 % ano ano", observa o gerente. 

Segundo Marcelus, a redução dos custos é mais uma vantagem garantida por esse formato de contratação para o backup e armazenamento de dados. "O custo projetado para cinco anos se tornou quase que metade do que se havia imaginado no início do processo, quando a opção cogitada era pela compra dos equipamentos". 

Simultaneamente ao início das gravações dos novos backups em disco, começa a migração dos dados que estão em fita para o sistema novo. "É um serviço que realmente demora e deverá ser realizado ao longo de 2015", comenta Marcelus.