Projeto da Prodam/SMSP mapeia árvores do sistema viário de São Paulo

A empresa trabalha agora em ferramenta mobile que vai facilitar o acompanhamento dos técnicos da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente 

O Núcleo de Geoprocessamento da Prodam finalizou no mês passado o projeto denominado “Mapeamento de árvores do Sistema Viário do Município de São Paulo”. O projeto teve como objetivo estimar a quantidade de vegetação de porte arbóreo localizada nas vias públicas e a sua distribuição espacial no município de São Paulo. Os trabalhos, que foram executados pela Prodam, em parceria com a empresa Senografia para a Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras (SMSP), contemplou o sistema viário das 32 Subprefeituras do município, totalizando 646.310 espécimes arbóreos. 

O mapeamento vai subsidiar a Secretaria de Subprefeituras nas ações de planejamento e gestão da arborização, bem como na destinação de recursos financeiros para execução dos serviços necessários para a manutenção, ampliação e requalificação da arborização presente no sistema viário. 

Foram utilizadas técnicas de sensoriamento remoto e fotointerpretação a partir das ortofotos de 2010 da Emplasa para identificação das unidades de porte arbóreo e sua correta localização espacial. A coordenadora do Núcleo de Geoprocessamento, Andréa Croso Weick, explica que coube à Prodam a realização do controle de qualidade, além da internalização e disponibilização dos mapas através do Sistema Básico de Consulta, SBC. A líder técnica do Projeto de Mapeamento, Maria Cristina Amato Veloso, diz que  “Com as informações inseridas no SBC, todos os usuários da rede interna da Prefeitura passam a ter acesso a essas informações”. 

Além do mapeamento, a gestão arbórea será complementada através de um sistema que vem sendo desenvolvido pela empresa, destinado à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), denominado SISGAU Mobile. “A solução utiliza tecnologia de geoprocessamento para cadastro de árvores em campo e vai permitir a manutenção do mapeamento realizado e a agregação de informações sobre cada árvore através da utilização de equipamentos móveis do tipo tablet”, diz a coordenadora do Núcleo de Geoprocessamento. Segundo Andréa, com o novo sistema será possível aos técnicos de campo a verificação do estado de cada árvore, seu tipo, espécie, tamanho, formato de copa. “Quanto mais qualificadas as informações, melhor gestão a cidade vai ter”.