Nova estrutura dará maior estabilidade e velocidade à Rede Aura

Projeto de modernização dos POPs começa pelo Pátio do Colégio

A PRODAM iniciou em setembro o projeto de modernização e melhoria dos POPs (Pontos de Presença) da Rede Aura, que atende vários órgãos da administração municipal, através da conexão de cabo de fibra ótica. O POP é o local onde são instalados os equipamentos que realizam a conexão das redes locais de acesso a uma rede maior ou a uma rede dorsal, no caso a Rede Aura.

Esses pontos de presença receberão equipamentos (switches) mais atuais que possibilitarão ampliar em 10 vezes a velocidade de conexão com a rede (de 1Gb para 10Gb), bancos de baterias e circuito elétrico independente para garantir operação em caso de queda de energia, e serão transferidos de ambientes abertos sendo acondicionados em racks blindados e com acesso protegido. Todas essas ações conjuntas garantirão maior velocidade e estabilidade à rede de transmissão de dados.

“Grande parte dos chamados que recebemos por ‘queda na internet’ se deve ao fato de pessoas desautorizadas mexerem nos equipamentos da rede, por queda na energia elétrica no local do POP ou ainda por rompimento de cabos devido a alguma obra local”, explica José Cláudio Santos, Assessor Técnico da Diretoria de Infraestrutura e Tecnologia.

Pátio do Colégio

O Pátio do Colégio, região central de São Paulo, foi o primeiro dos 21 POPs que compõem a Rede Aura e que passarão pelo processo de modernização. O POP do Pátio do Colégio, que ficava localizado em uma sala aberta e acessível, sem proteção, foi realocado em rack blindado no subsolo do prédio, com acesso restrito aos técnicos da PRODAM. Toda fiação externa (rede de dados), que ficava exposta, foi protegida por novas tubulações e foi instalado um sistema elétrico composto de retificador, bancos de baterias e circuito elétrico independente do cliente, garantindo autonomia de energia elétrica.

Os técnicos da PRODAM também substituíram fibras óticas das redes interna e externa deixando o POP normalizado. “Promovemos também as fusões das fibras internas e externas, a ativação do site na Rede Aura e concluímos a limpeza e organização do ambiente do cliente”, diz Lisandro Lehmann, da Gerência de Telecomunicações (GIC).

Novo enlace de rádio

José Cláudio lembra ainda que o processo de modernização vai criar também alguns enlaces de rádio como uma forma de backup que deve ligar o TCM, a Secretaria de Esportes e a Subprefeitura da Vila Mariana e a Secretaria de Educação. Esse enlace de rádio contribuirá também para dar mais segurança no acesso aos serviços da Rede Aura.

Com essa ligação será possível o fechamento do circuito que envolve os sites da Barra Funda, Pedro de Toledo e do Edifício Martinelli, o que vai proporcionar uma confiabilidade maior às conexões da administração pública municipal que utilizam a rede. A criação desses enlaces de rádio vai oferecer mais uma alternativa para as comunicações da Prefeitura Municipal de São Paulo, proporcionando, além da confiabilidade, uma maior segurança para a Rede Aura. “Quando a infraestrutura é boa, o cliente esquece que ela existe. Esse é nosso objetivo. A PRODAM está realizando importantes investimentos em infraestrutura, com modernização da rede e dos datacenters, para prestar mais e melhores serviços aos clientes e à população”, finaliza José Cláudio.