Software livre é integrado ao programa Jovem Tec

Programa capacita jovens para o mercado de trabalho na área de TI

Nos dias 17 e 18 de setembro as novas turmas do programa Jovem Tec iniciaram o curso de Linux com noções de funcionalidades, recursos e espaço no mercado de trabalho. A Prodam, em parceria com a 4Linux, empresa especializada em Linux e infraestrutura open source, estruturou o curso do sistema operacional de código aberto de modo a incentivar o aprendizado e a esclarecer aos alunos sobre as oportunidades do mercado de softwares abertos. “Cerca de 93% das empresas procuram profissionais de Linux”, explica a coordenadora do programa Jovem Tec Lina Biselli, da Gerência de Treinamento a Clientes (GVT).

A inclusão do curso de Linux tem por objetivo mostrar para os jovens as possibilidades do Linux e, principalmente, despertar o interesse para o universo de softwares livres, que se não são necessariamente gratuitos, disseminam ideia de customização, aprimoramento e compartilhamento por ter o código base aberto. “Proporcionar esse aprendizado é uma conquista de importância social pela oportunidade que se dá a essa nova geração de ser mais aberta a software livre”, complementa Lina.

Adaptado para o ambiente da Prodam, o curso é online, realizado em plataforma EaD, e trabalha com informações básicas para ser introdutório e contextualizar a importância do assunto no mercado de trabalho. Na apresentação inaugural do curso Linux Begginers in Cloud, Gabriela Dias, gerente de infraestrutura e treinamento na 4Linux, buscou dar uma visão geral do sistema, chamando a atenção para o fato de que muitos equipamentos que os participantes utilizam são baseados em Linux, como por exemplo o Android em seus celulares.

Formada em Ciências da Computação e pós-graduada em Licenciatura, e com diversas certificações, Gabriela conta que a ideia da palestra foi explicar um pouco sobre o mercado de trabalho, profissionalização, e sobre pessoas que tiveram oportunidades de participar de programas como o Jovem Tec e que hoje estão trilhando ótimas carreiras na área. “Quando se alcança dois ou três alunos já é um sucesso. Se um jovem desse conseguir entrar em uma Locaweb ou Tivit como primeiro emprego e com salário inicial de R$ 1.000 é uma vitória”, afirma a gerente da 4Linux.

“Eu nunca tinha ouvido falar de Linux”, admite o estudante Nilson Sá Telles Santos, de 16 anos, que pretende adquirir conhecimento na área de TI e se formar em engenharia civil futuramente. “Fazer curso à distância foi uma coisa nova”, comenta Renan Sampaio, de 17 anos, que se surpreendeu com a dinâmica do ensino à distância. “Quero fazer faculdade de música”, confessa Renan, que também pretende usar os conhecimentos em Linux para fins empreendedores.

Jovem Tec, um programa social

O Programa Jovem Tec já capacitou mais de três mil jovens desde que foi criado em 2009. Os cursos oferecidos têm como objetivo capacitar jovens do ensino médio, na faixa entre 17 e 21 anos, para o mercado de trabalho na área de tecnologia da informação. A Prodam conta com a parceria de empresas como 4Linux, Microsoft, Cisco, Ciee (Centro de Integração Empresa Escola), MSTech e Instituto Mauá de Tecnologia.

Para Carlos Vedovello, da GVT, que atua como instrutor e tutor na plataforma EaD desde o início do programa, o projeto oferece um leque de opções para os estudantes e o “Linux é agora mais uma opção para eles se desenvolverem e começarem a trabalhar na área”. Em seu relacionamento com os participantes do programa, Vedovello costuma enfatizar que não importa a carreira que sigam no futuro, "mas eles sempre se depararão com equipamentos de informática e computadores, e todo esse conhecimento que estão adquirindo agora será útil na vida deles”.